Variedades

Relembrando “Fina Estampa”

Published

em

Fina Estampa / jcorreiodopovo / divulgação

Relembre a novela de 2011, de Aguinaldo Silva, ‘Fina Estampa’, que será reprisada no lugar de ‘Amor de Mãe’, em horário nobre. A Protagonista da novela, Lilia Cabral interpreta a humilde Griselda, conhecida como “Pereirão”.

Griselda acredita que o marido Pereirinha (José Mayer) morreu durante uma pescaria, já que seu corpo nunca foi encontrado. Com os filhos para criar, começou então a fazer pequenos consertos domésticos nas casas dos vizinhos e a cobrar por isso. Logo se tornou uma especialista no assunto, com direito a cartão de visitas, com o qual se apresenta como “marido de aluguel”, aquele que, na ausência do titular, faz tudo em casa, como pequenos consertos, pintura, qualquer trabalho de manutenção doméstica. Ela usa macacão e para onde vai carrega sua caixa de ferramentas.

Griselda sempre ganhou o suficiente para criar e educar os filhos Quinzé (Malvino Salvador), Amália (Sophie Charlote) e Antenor (Caio Castro), que acabou de entrar para a faculdade de Medicina. Mas o trabalho a tornou assexuada e masculinizada – por isso é conhecida como “Pereirão”. Griselda nunca se preocupou com isso até perceber que Antenor sente vergonha dela, ao ponto de contratar uma atriz para se passar por sua mãe na frente da família rica da namorada. Ela descobre isso ao mesmo tempo que ganha uma fortuna na loteria.

Com sua nova condição, Griselda contrata um professor de boas maneiras que a ensine a se portar como uma mulher refinada: Renê Velmont (Dalton Vigh), homem elegante e charmoso, dono de um restaurante badalado, casado com a fina e esnobe Tereza Cristina (Cristiane Torloni). Patrícia (Adriana Birolli), a filha do casal, é a namorada enganada por Antenor, que sempre fingiu ser rico. Tereza Cristina se voltará contra Griselda quando descobrir a paixão dela e do marido. Para ajudá-la, ela conta com o afetado e fiel escudeiro Crodoaldo Valério, o Crô (Marcelo Serrado), uma espécie de personal escravo.

Griselda sempre foi cortejada pelo português Guaracy (Paulo Rocha), um apaixonado, porém ela nunca lhe deu bola. Uma nova reviravolta acontece em sua vida depois que ela enriquece: o retorno de Pereirinha, que não morreu e está disposto a conquistar a família que abandonara e a fortuna de Griselda. Aos poucos, a heroína vai percebendo algo terrível: ao mudar, ela perde a identidade, se torna outra pessoa, da qual já não gosta tanto quanto da original. O que vale mais para um ser humano, a aparência ou o caráter?

Fonte: Teledramaturgia 

 

clique para comentar

Deixe uma resposta