Esportes

Reforço do Inter de Lages tem experiência internacional

Published

em

Birungueta em ação durante treino do elenco do Leão Baio - Foto: Adecir Morais

Ele ainda é novo, mas já possui uma boa bagagem na carreira. Formado nas categorias de base do Treze da Paraíba, o meia-atacante João Emanoel Ferreira Souza, conhecido como “Birungueta”, é um dos reforços do Inter de Lages para a disputa do Estadual da Série B. Aos 25 anos, o jogador tem um currículo extenso. Acumula, inclusive, uma passagem pelo futebol europeu. Entre 2015 e 2016, atuou no FK Kukësi, da Albânia, País do sudeste da Europa.

Birungueta conta que, com a camisa do clube europeu, conquistou o título da Copa da Albânia, ajudando a classificar o time para a disputa da fase preliminar da Liga Europa. Embora o futebol albanês seja pouco conhecido no Brasil, o jogador afirma que a experiência internacional foi muito boa e o fez crescer bastante profissionalmente. “O futebol de lá está crescendo e é muito competitivo”, afirma.

Dentre as muitas dificuldades enfrentadas no período de adaptação naquele país e a uma outra cultura, Birungueta lembra que, além da língua, o frio é que  mais o incomodou. “A temperatura de lá era de 10ºC a 15ºC negativos”, recorda.

Em relação à comida,  jogador diz que não teve problemas de adaptação, isso porque os albaneses costumam comer arroz e feijão, prato base da dieta dos brasileiros. “Isso foi uma maravilha e me ajudou bastante”, conta o atleta, que tem passagens por vários clubes brasileiros, dentre eles, o Nacional de Patos, que, em 2019, chegou às semifinais do Campeonato Paraibano da primeira divisão.

O jogador conta que pelos menos outros seis jogadores brasileiros jogavam na equipe do Kukësi na temporada de 2015/2016. Dentre os nomes estava o meia Erick Flores, que foi formado nas categorias de base do Flamengo.

Preparação

O Inter de Lages segue se preparando para a estreia no Campeonato Catarinense, neste fim de semana.  Ontem, o clube recebeu mais um reforço para a temporada. Trata-se do atacante Eduardo, de 24 anos, que já se juntou ao grupo comandado pelo técnico Paulo Porto.

Ele estava no Taubaté (SP), do qual foi artilheiro na disputa da Copa Paulista de 2018, marcando nove gols em 14 partidas. Em seu currículo, o atacante tem ainda passagens por Tirsense (Portugal), Luverdense (MT), Juventus (SP) e Matonense (SP), entre outros.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta