Geral
Rede de fibra óptica atenderá escolas e órgão públicos
Depois de quatro meses da assinatura da ordem de serviço para a implementação da rede de fibra óptica na cidade de Lages, autoridades assinaram, nesta sexta-feira (6) o recebimento do serviço. O sistema atenderá escolas e órgão públicos da cidade. O acesso será liberado gradativamente.
A instalação se deve a adesão do município de Lages a Infovia/SC, rede que já conta com 1.400 quilômetros de fibra óptica em vários municípios do estado. Em Lages, a rede terá cerca de 100 quilômetros, ao custo de R$ 2,6 milhões, custeados pelo Governo do Estado.
O Infovia/SC é uma rede implementada pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina. Ela possibilita a integração e a comunicação em altíssima velocidade para diversos municípios de Santa Catarina e oferece segurança e confiabilidade. Em Lages, a velocidade da rede é de 4 gigabits.
O projeto prevê o atendimento de 81 pontos de acesso, contemplando escolas municipais, unidades básicas de saúde, secretarias municipais e outros órgãos públicos. Por enquanto, dos 81 pontos, 53 estão instalados, destes quatro em funcionamento, nas Secretarias da Educação e Saúde, na Unidade de Saúde do Bairro Guarujá e no Caic Irmã Dulce. Os outros pontos devem ser instalados até o fim de abril. A iniciação do sistema deve ser geral, também neste período.
Manutenção
A obra foi licitada e a ordem de serviço entregue para a empresa de Criciúma WI, que ganhou o certame. A implantação era para ter começado dia 27 de novembro, mas na época, segundo o presidente do Ciasc, Ivan Ranzolin, atrasou porque foram mudados os pontos de implantação, que não foram divulgados.
Mesmo assim, a empresa construiu em torno de 40 quilômetros por mês e entregou o serviço no prazo. O custo operacional será da prefeitura, em torno de R$ 56 mil mensais.