Esportes

Rally em Capão Alto reúne pilotos de todo o país

Published

em

A modalidade UTV foi uma das disputadas no Rally - Foto: Cládio Rieser/ Divulgação

A cidade de Capão Alto recebeu neste final de semana cerca de 70 competidores para disputar as provas do Rally Rota SC Baja 2018 e do Rally Adventure Cup Baja 2018, nas modalidades quadriciclo, UTV e moto. A cidade ficou movimentada pelos pilotos que vieram de todo o país. A concentração dos pilotos foi no Parque de Exposições Juca Vieira, mas as disputas aconteceram em uma fazenda de propriedade particular.

O Rally Rota SC Baja 2018 é válido pelo campeonato brasileiro da categoria e recebeu pilotos de vários estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo. Eles disputam provas no mundo todo, a exemplo de Reinaldo Varela, que nesta prova correu na categoria UTV, mas tem em seu histórico uma vitoriosa carreira, incluindo premiações em corridas internacionais. Ele faz dupla com o lageano Gustavo Gugelmin, que é seu navegador, juntos já disputaram o Rally dos Sertões, dentre outras competições. Os dois participaram da prova em Capão Alto neste final de semana.

Já o Rally Adventure Cup Baja 2018 é uma prova regional, que envolve pilotos de Santa Catarina e Paraná, pontuando apenas para o campeonato regional. Os dois ralis são provas de velocidade. A próxima etapa do Campeonato Brasileiro Rally Baja 2018 acontece no dia 14 de outubro em Itupeva (SP).

Provas

No sábado, houve o prólogo, que é a qualificação para a prova de domingo, a especial. A corrida é um circuito que acontece dentro da fazenda. Quem corre pela disputa nacional, fez duas voltas no prólogo e quem disputava o regional, fez uma volta. No domingo, para finalizar a competição, houve a disputa Super Prime, que foi uma volta dentro do parque de exposições Juca Vieira, de cerca de 1 km, que foi acompanhada pelo público.

Características do Rally Baja

O Rally Baja é uma prova esportiva disputada em terrenos variados com o objetivo de colocar em mérito a velocidade e a resistência dos pilotos assim como a resistência das máquinas.

Para chegar ao fim de cada etapa, o piloto deve seguir as indicações sobre a rota feita através de placas sinalizadoras. Poderá ser utilizado bumping adicional para reforçar e melhorar a visibilidade da sinalização.

O terreno é composto de paisagens naturais e geralmente não modificados pelo organizador, nem se limitando a montanhas, seções rochosas, dunas, rios, leitos secos de rios, trilhas de lama, vias públicas aberta, vegetação natural, arbustos, gramas altas, florestas, estrada de asfalto, trilhas off road.

clique para comentar

Deixe uma resposta