Geral
Rally Dakar 2020, na Arábia Saudita, terá mais lageano
O Rally Dakar, edição 2020, que vai acontecer no deserto da Arábia Saudita, no Oriente Médio, contará com a participação de mais um lageano. Além do navegador Gustavo Gugelmin, Mayckon Padilha, o Rato, de 35 anos, também representará Lages e o país no maior rali do planeta.
Ele vai participar da prova como mecânico, justamente da equipe de Gustavo, com quem trabalha há anos. Gustavo vai disputar a competição na categoria UTV, pela Equipe Monster Energy Can-Am, com um Can-Am Maverick X3, ao lado do piloto paulista Reinaldo Varela.
Rato é mecânico de carros de competição e de motos desde 1997. Ele foi convidado para atuar no Dakar depois de fazer um curso de dois meses em Lisboa, em Portugal. Além de mecânico, também atua de navegador e já disputou três edições (2015, 2016 e 2019) do Rally dos Sertões.
Os mecânicos são fundamentais para garantir o bom desempenho dos pilotos e navegadores na prova. Eles viajam o dia todo dentro de um caminhão ou carro, carregando na bagagem ferramentas, peças e parafusos.
Muitas vezes, atravessam a noite fazendo a manutenção do carro e continuam fazendo o trabalho no dia seguinte, se o carro de corrida apresentar problemas durante a prova.
“O trabalho é duro e cansativo. A gente viaja com a equipe, acompanhando os competidores durante os deslocamentos. Tem dia que a gente anda de 600 a 700 quilômetros”, conta Mayckon. Ele lembra que acompanhou de moto a equipe de Gustavo no Dakar de 2018 e 2019, e por isso, tem certa experiência neste tipo de competição.
Dakar 2020
O Rally Dakar acontece de 5 a 17 de janeiro. Ao todo, o percurso da prova compreende 7.856 km, sendo 5.097 km de trecho cronometrado e 2.759 km de deslocamento. A programação contará com um dia de descanso, o sábado, 11 de janeiro, com a pausa programada para Riad, capital da Arábia. O espanhol e ex-piloto da F1, Fernando Alonso, também vai disputar a competição.
A dupla Gustavo Gugelmin e Reinaldo Varela vai buscar o bicampeonato na categoria (eles venceram o Dakar de 2018 e são os atuais campeões do Rally Cross Country). Além de UTVs, o evento reunirá motos e carros, movimentando os melhores pilotos, navegadores e mecânicos do planeta.