Geral

DIC terá departamento especial para tratar de homicídios

Published

em

Delegado regional Fabiano Schmitt fará a alteração no começo do ano que vem - Foto: Bega Godóy

Atualização às 19h41 (22/12) – 

Desde que assumiu, em julho deste ano, a 8ª Delegacia Regional da Polícia Civil, o delegado Fabiano Henrique Schmitt pensou em criar um departamento de homicídios dentro da Divisão de Investigação Criminal (DIC). Ele quer que o setor seja incrementado, melhorando um serviço que já é satisfatório e assim dar respostas rápidas à familiares de vítimas e a população. 

Schmitt pretende designar para esta função um dos dois delegados, Raphael Barboza ou Davyd de Oliveira Girard (eles se apresentam oficialmente no início de janeiro). Um deles vai ocupar o cargo do delegado Sérgio Roberto de Sousa, que vai deixar de responder pela DIC e voltará para Navegantes/SC, cidade onde é lotado.

“Preciso conversar com eles e definir quem assumirá a unidade ou tem perfil para apuração de crimes letais”, explica. Caso precise, Fabiano antecipa que quem assumir poderá passar por treinamento específico.      

A motivação para a implantação do novo setor ocorreu com base nos números dos últimos 10 anos. Foram registrados 348 homicídios (latrocínios e feminicídio) na regional de Lages e, desses, em 33 a autoria não foi apurada. 

Embora o índice de resolutividade nesse período seja de 90%, marca melhor, inclusive, se comparada aos países da Europa, que atingem cerca de 70%, o delegado quer mais eficácia. “Pensei numa alteração, pois quanto mais especializada, melhores serão os resultados e meu desejo é segmentar a DIC”, explica.

Para ele, dentre todos os crimes, o homicídio é o mais preocupante, porque envolve muitas questões e principalmente porque choca, muitas vezes causa comoção e destrói famílias. “Nossos índices de resolutividade são altíssimos, mas podemos melhorar”, garante. 

Atribuições da Polícia Civil

É atribuição da Polícia Civil apurar crimes contra a vida, tentado ou consumado; tráfico de entorpecentes; sequestro; cárcere privado; roubo de carga; crimes de lavagem de dinheiro e associações criminosas; entre outros.

A DIC de Lages atua em 16 municípios: Abdon Batista, Celso Ramos, Anita Garibaldi, Cerro Negro, Capão Alto, Lages, São José do Cerrito, Bocaina do Sul, Painel, Correia Pinto, Ponte Alta, Otacílio Costa, Palmeira, Bom Retiro e Alfredo Wagner. São 22 unidades da Polícia Civil nos municípios.

clique para comentar

Deixe uma resposta