Esportes
Rali agita Lages e região neste fim de semana
A Serra Catarinense vai sediar, neste fim de semana, o Campeonato Brasileiro de Rally Baja – Rally Rota SC. O evento começou na sexta-feira (20), com atividades na base de apoio aos pilotos, em Capão Alto, e vai até o dia 22. A corrida reunirá motos, quadriciclos e UTVs. Serão 130 quilômetros de prova, passando pelos municípios de Capão Alto, Lages e Campo Belo do Sul. As primeiras largadas acontecem a partir das 8 horas deste sábado.
Com 143 pontos e duas vitórias na classificação geral dos UTVs, o paulista Bruno Varela, de 23 anos, é o atual líder do Rally Baja. Ele tem seis pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Maurício Rocha, e também tem entre os principais adversários seu irmão, Rodrigo Varela, que soma 130 pontos. Os irmão defendem a equipe Can-Am/Norton/Techbond/Arisun Pneus/Divino Fogão.
Pelo Rally Baja, Bruno contabiliza o primeiro lugar na última corrida disputada em Lençóis Paulista (SP), no dia 27 de julho. Mas foi Rodrigo o maior pontuador daquele final de semana, ao conquistar um terceiro e um segundo lugares, respectivamente, nas duas provas que formaram a etapa realizada no interior de São Paulo.
“Estar na liderança é legal, mas o que conta é terminar o ano na frente. Ainda temos quatro ralis pela frente, então muita coisa ainda vai acontecer. Vamos atrás de outra vitória”, destacou Bruno.
Além de Bruno Varela, o piloto Denísio Casarini também soma duas vitórias. As demais quatro etapas foram vencidas por André Hort, Maurício Rocha, Reinaldo Varela e Richard Fliter – com uma vitória cada um. Rodrigo Varela é o único entre os três primeiros a não ter conquistado uma vitória. “Acho que minha hora vai chegar, pois temos ainda muitas corridas pela frente”, diz ele.
Vencedor de uma das etapas, Reinaldo Varela não integrará a equipe Can-Am/Norton/Techbond/Arisun Pneus/Divino Fogão nesta prova. Ele está em fase de preparação para a disputa da última etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country, dia 4 de outubro, no Marrocos, quando pode tornar-se tricampeão mundial.
A reportagem não conseguiu contato com o lageano Gustavo Gugelmin para saber se ele irá participar da corrida. Ele faz dupla com Reinaldo Varela, assim, tudo indica que também esteja no Marrocos para disputar o Rally Cross Country.