Essencial

Quebrando tabu: homem também usa saia

Published

em

Foto: Divulgação

A saia se tornou uma peça bastante importante no armário feminino. O que poucos sabem é que essa peça já foi a principal vestimenta masculina, muito antigamente. Hoje, busca-se reinserir a saia no estilo masculino, pois tendência no mercado há, mas o vestuário ainda esbarra no preconceito.

Para a estilista Ana Lopes, essa peça já se faz presente no guarda-roupa dos homens desde sempre, o que se criou ao longo do tempo foi a cultura de que saia é um item feminino e que somente mulheres podem usá-las. “Acredito que a saia masculina é, sim, uma tendência e ela vem de mãos dadas com a desconstrução do homem.”

Lages é ainda uma cidade conservadora, neste e em outros aspectos, mas há pessoas dispostas a romper esses “tabus” e que já estão se libertando das opiniões conservadoras, não só se libertando, mas sendo exemplo para outras pessoas se inspirarem.

O jornalista Diony Sousa é adepto da saia e observa que ainda há muito o que se desconstruir. “Usar saia num convívio social, ao qual eu me sinto pertencente, parece não haver problema. Digo, ao lado de pessoas mais próximas. Entretanto, sair na rua, por exemplo, chega a ser violenta a forma com que as pessoas nos olham. Todos olham de forma escandalizada, como se fosse algo de outro mundo.”

Ana destaca que por tudo o que a saia representa para uma mulher, quando usado por um homem significa um grito de liberdade, podendo ele usar o que gosta sem a preocupação do que outras pessoas vão achar. Nessa perspectiva, Diony acredita que a sociedade está em transformação e que cada vez mais as pessoas perceberão isso como algo comum. “Isso são escolhas, não significa que no futuro todos os homens usarão rosa ou saia”, completa o jornalista.

Diony em um ensaio passado – Foto: Pretxs/Divulgação

Pra quem quer usar

Existem diversas modelagens, para diversos tipos de corpos. Para quem quer aderir à peça, o importante é provar e sentir qual ficou mais confortável, sugere a estilista Ana Lopes. Pois a restrição do “não posso usar porque meu corpo não permite” é passado; hoje, independentemente do tipo físico, não se pode limitar, porque o segredo é permitir-se e usar sem ter medo de errar.

Em cidades grandes, por exemplo, é comum ver os homens usando saia. Isso se deve, principalmente, ao estilo de vida das grandes metrópoles. Nesses locais, é usual vê-los saindo à rua de saia, combinando a peça com coturnos e meias coloridas, o que para Ana é algo mais moderno e fashionista.

Como começar

Ana sugere que para quem quer começar a usar saia, o primeiro passo é se olhar no espelho e ver o quanto você é especial e, somente depois, devagar, descobrir novas possibilidades. Isso porque não precisa ser radical e querer fazer tudo em um dia só, a aceitação é um crescimento de dentro para fora e deve ser feito de forma confortável e, principalmente, respeitando sua mente e seu corpo. “Pode ter certeza que só de pensar em um “sim, eu posso” já é um grande passo”, conclui a estilista.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com