Geral
Projeto Maktub doa livros em praça pública, em Lages
Novas histórias, novas palavras, novos universos. Tudo isso na palma da mão, nas páginas de um livro que já foi utilizado por outra pessoa e que, agora, chega a você para te dar a oportunidade de adquirir conhecimento. Esta é a intenção do projeto cultural itinerante Maktub, que está no Calçadão da Praça João Costa, em Lages, e ficará até a próxima sexta-feira (18).
O projeto é iniciativa do projetista catarinense Cristian da Silva, que viaja em uma kombi por diversos estados do Brasil, parando em cidades e montando o espaço para a doação de obras. Ele explica que para realizar o projeto, muitas vezes, mora dentro da kombi e, por isso, quando chega a um novo município precisa de apoio para abastecer o carro, se alimentar e se hospedar.
Maktub é uma palavra árabe que significa “destino” e pode ser interpretada como “estava escrito”. Nada mais significativo do que dar este nome a um projeto que leva cultura para quem, às vezes, não tem acesso a ela.
Por isso, procura as secretarias municipais de cultura, em busca de apoio. Caso não consiga, é com a ajuda de empresários que se mantém nas cidades. Foi assim que aconteceu em Lages. Cristian conseguiu o apoio de diversos empresários.
As doações e trocas de livros ocorrem gratuitamente. As obras que chegam para doação são acumuladas e encaminhadas para comunidades carentes do município que visita.
Desta forma, Cristian explica que já passou por 17 estados, em cada um deles, visitou cinco cidades. Em Lages, o retorno tem sido positivo. Ele revela que, agora que está estabelecido em um ponto fixo, as pessoas têm chegado mais vezes e se programando para fazer as trocas. Com a doação de dois livros, você pode trocar por uma nova história.
Para as próximas visitas, está organizando a instalação de um refletor abastecido com energia solar, para a exibição de filmes e documentários, de forma gratuita, em praça pública.
Projeto Maktub
Local: Calçadão da Praça João Costa, em Lages
Data: Até o dia 18/05
São aceitas doações de livros novos e usados. Para trocar, é preciso dar dois livros e escolher uma das obras expostas.