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Maio Amarelo chega em 2018 e lembra que todos são responsáveis por um trânsito humanizado

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Foto: Toninho Vieira/ PML/ Divulgação

Um dos maiores movimentos de conscientização do mundo, atrelados ao trânsito, começará nesta quinta-feira (3) em Lages, com a abertura oficial do Maio Amarelo – Atenção pela Vida, no Plenário Nereu Ramos, na Câmara de Vereadores, às 19h30.

Em diversas cidades em todos os continentes, um laço amarelo ou a luminosidade na cor amarela nas fachadas de repartições públicas e entidades ligadas ao tema, simbolizam a campanha. Neste ano, a campanha internacional chega a sua 5ª edição e com o lema “Nós Somos o Trânsito”, foi lançada nesta quarta-feira (2) em Brasília. A ideia é articular órgãos de trânsito, entidades, escolas e sociedade em si, neste processo de intensificação do exercício da compreensão e da harmonia.

A prefeitura de Lages está utilizando, em suas redes sociais, o slogan “Não vire estatística! Junte-se a nós por um trânsito humanizado”, instigando a comunidade a disseminar as noções de respeito e de uma conduta coerente ao embarcar em um carro e acolher a família desde os deslocamentos básicos do dia a dia até as viagens nas rodovias.

Em Lages, a programação será desenvolvida pela Diretoria de Trânsito (Diretran) e pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). Durante o Maio Amarelo haverá blitze educativas nos semáforos com entrega de panfletos e folders, além de intervenção nas escolas, por intermédio de palestras para reflexão, preparando a base dos motoristas do futuro.

O Maio Amarelo tem o apoio de mais de 30 instituições e empresas, entre as quais polícias Militar, Civil Rodoviária e Militar Rodoviária, 1º Batalhão Ferroviário (BFv), Câmara de Vereadores, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), órgãos de Saúde, escolas, universidades, autoescolas, transportadoras de estudantes, lojas e meios de comunicação.

No sábado (5 de maio) haverá uma carreata, realizada pelo Sest/Senat a partir das 13h30. O percurso começará na sede do Sest/Senat, situado na rua Campos Sales, 418, bairro Santa Maria, seguindo pela avenida Presidente Vargas, em direção à rua Frei Rogério até a Coronel Córdova, passando pelo Terminal Urbano, com retorno pela avenida Belisário Ramos (Carahá), avenida Duque de Caxias, em direção ao bairro Guarujá, através da rua Hercílio Granzotto.

Os participantes entrarão à esquerda na avenida Luís de Camões, irão descer pela rua Paulo Alves de Liz, seguindo pela rua da Independência até a avenida 31 de março. A carreata será finalizada na avenida Nossa Senhora da Saúde, no Guarujá, no campo de futebol, em frente à Associação de Moradores.

O de Maio Amarelo, tem a missão de chamar ainda mais a atenção de motoristas e pedestres, além da sociedade em geral, aos altos índices de acidentes no país, parte em razão da imprudência, alta velocidade, ultrapassagem proibida, embriaguez, falta de cinto de segurança, uso do aparelho celular ao dirigir, desobediência ao sinal vermelho no semáforo, descumprimento nas preferenciais e em rótulas e trevos, entre tantos outros fatores.

A preocupação aumenta nos feriados prolongados, principalmente Páscoa, Natal, Réveillon e Carnaval, quando as famílias buscam descanso no litoral, nas regiões de serra ou nas cidades onde residem parentes.

Dentro das cidades, a orientação recorrente é também sobre o cumprimento das normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), porém, com ênfase na sinalização ao dobrar nas vias, estacionamento em locais devidamente permitidos e sinalizados, respeito ao pedestre, parada adequada na faixa com cautela redobrada em frente a escolas, e parada indevida em fila dupla, entre outros tópicos, bem como a educação e civilidade.

1,25 milhão de mortes anuais no mundo

Conforme informações da Agência Brasil, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que os acidentes rodoviários matam 1,25 milhão de pessoas por ano em todo o mundo, ou seja, a principal causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos. Do total de mortes, 90% ocorrem nas estradas de países de baixa e média renda, que detêm apenas a metade da frota de veículos do mundo.

No Brasil, segundo o DataSUS, mais de 37,3 mil pessoas morrem todos os anos no trânsito das cidades e rodovias. A comparação é de como se um avião de médio porte caísse todos os dias com 93 passageiros a bordo.

Em 2011, o Brasil aderiu ao programa das Nações Unidas chamado Década de Ação pela Segurança no Trânsito, pacto global que prevê a redução em 50% do número de vítimas no trânsito até 2020. O Brasil conseguiu diminuir em 25% o número de mortes em acidentes automobilísticos em sete anos.

Mais estatísticas

Um dos feriadões que ocasionam incremento significativo de veículos nas estradas estaduais e federais consiste na Páscoa, desde a Sexta-Feira Santa até o domingo. Mesmo com as ações educativas e fiscalizações em pontos estratégicos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) contabilizou 854 acidentes em rodovias federais no Brasil no período de quatro dias da Operação Semana Santa em 2018, uma redução de 23% em comparação à Operação de 2017, quando foram registrados 1.115. Os 854 acidentes registrados resultaram em 905 feridos.

De acordo com a PRF, departamento ligado, ao Ministério da Justiça e Segurança Públicas, as ações de fiscalização e educação para o trânsito contaram com reforço do efetivo em pontos com maiores índices de acidentes.

“As ações de fiscalização focaram nas condutas associadas ao maior número de acidentes como ultrapassagens irregulares, excesso de velocidade, alcoolemia ao volante e falta de equipamentos de segurança”, observa o levantamento da Polícia.

Ao todo, 113.196 pessoas e 108.602 veículos foram fiscalizados durante os quatro dias de operação. As fiscalizações resultaram em 35.338 autuações. Ultrapassagem irregular e excesso de velocidade foram, assim como nos últimos feriados, as condutas mais registradas pela PRF.

Foram 5.198 ultrapassagens indevidas e 59.673 imagens capturadas pelos radares fotográficos por excesso de velocidade. Estas condutas mais lesivas quando resultam em acidentes. Foram autuados 760 condutores por alcoolemia e 460 por falta do uso de cadeirinha. Os dados da Operação Dia do Trabalho 2018 ainda não estão disponíveis no site da PRF.

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Serra Catarinense começa a cultivar lúpulo

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Planta depois de colhida no Centro de Ciências Agroveterinárias - Foto: CAV/ Divulgação

Uma nova alternativa de produção chega à Serra Catarinense para os agricultores. O lúpulo, uma planta tradicionalmente usada, junto ao malte, a água e a levedura, na fabricaçāo da cerveja, chega aos campos como nova alternativa para incrementar a economia da região, com expectativas de crescimento da renda de produtores. Por isso, neste sábado (19), será criada em Lages, a Associação Brasileira dos Produtores de Lúpulo. O evento será no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/Udesc).

Foi com o aumento das microcervejarias que os produtores começaram a perceber os benefícios de  cultivar o lúpulo, já que é o único ingrediente para a produção de cerveja que precisa ser importado.

A Alemanha é o país com a maior produção. A doutoranda do CAV que pesquisa sobre a planta, Mariana Mendes Fagherazzi, explica que este movimento de cultivo começou há cerca de cinco anos e vem se intensificando.

Em uma reunião no Rio Grande do Sul, os produtores declaram a importância de criar uma associação. Mariana ressalta que, como ainda é um cultivo novo no País, é preciso a realização de pesquisas e análises de dados, com isso, a criação de uma associação, irá aumentar as oportunidades para o melhoramento do cultivo.

Pesquisa

Há seis meses, o lúpulo começou a ser plantado no CAV, em Lages. Neste período, foram colhidos 22 quilos da planta, de 22 tipos diferentes. Com a colheita, é realizada a produção de cerveja para analisar a qualidade.

Mariana também destaca as particularidades da planta regional, que tem capacidade para ser utilizada na produção de cervejas de melhor qualidade. Isto porque, o lúpulo proveniente da importação é de safras mais antigas e não chega com a melhor propriedade.

Na Serra Catarinense, a temperatura amena durante o verão auxilia na produção de um lúpulo com melhores características. Mariana ressalta que o investimento inicial é de R$ 145 mil, que chega a ser pago na primeira safra, já que o quilo da planta é vendido de R$ 35 a R$ 50.

Produtores

O técnico em agronegócio Alexander Creuzi faz parte dos produtores que resolveram investir no cultivo do lúpulo na Serra Catarinense. Há dois anos, começou a estudar sobre o assunto e o interesse cresceu.

Atualmente, cultiva um hectare da planta em Lages e tem expectativas sobre o futuro. Além da importância da criação da associação, ele destaca que é preciso que novos produtores se interessem pelo cultivo, para a comercialização de grande quantidades.

Na Serra Catarinense, são cerca de cinco produtores, que se juntarão a outros 50 de estados como Paraná e Rio Grande do Sul, que farão parte da Associação Brasileira dos Produtores de Lúpulo. Além da criação neste sábado, os associados definirão o primeiro presidente da instituição. O encontro acontece às 9h30, no CAV.

Sobre a planta

O lúpulo é um conservante natural, sendo essa uma das principais razões para ser adotado na produção de cerveja. A evidência mais aceita do primeiro campo de cultivo de lúpulo data de 736, no jardim de um prisioneiro de origem eslava, próximo a Gensenfeld, no distrito de Hallertau, região da atual Alemanha.

Era adicionado diretamente ao barril de cerveja após a fermentação para mantê-la fresca enquanto era transportada. Além de um constituinte da cerveja, o lúpulo é cultivado como trepadeira ornamental em jardins em áreas subtropicais e temperadas.

Também é usado em pequena escala na alimentação, produzindo o chamado “aspargo de lúpulo”.  Em 1516, o duque Guilherme IV, da Baviera, instituiu a lei conhecida como Lei de Pureza da Cerveja, Reinheitsgebot, que determinava que os únicos ingredientes utilizados na elaboração fossem a água, o malte e o lúpulo.

 

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Polícia Civil investiga circunstância do desaparecimento de menina, em Urubici

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A Polícia Civil de Urubici e o Instituto Geral de Perícia (IGP) de São Joaquim continuam com duas linhas de investigação (informações são conflitantes) sobre o caso da menor de 13 anos, que foi encontrada atordoada em um barracão no Centro de cidade.

A adolescente sumiu por três dias e quando foi encontrada contou que teria sido amarrada por alguns homens. Ela foi levada ao hospital para exames médicos. A perita, Tarine Almeida Medeiros, disse que foram coletados material no local onde a menor foi encontrada e serão encaminhados  para o laboratório do Instituto Geral de Perícia de Florianópolis. “Aguardamos os laudos para seguir com as investigações”, antecipou.

Casos não têm ligação

O desaparecimento, em Urubici, de outra adolescente de 13 anos não tem ligação com o caso acima, conforme explica o agente de Polícia da Comarca de Urubici, Érico Vieira.

A garota, de acordo com ele, entrou em contato com  a família na quarta-feira e voltou para casa. A menor estava vivendo com  um homem em Lages. Ele vai responder pelo delito, por ela ser uma criança.

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Carro bate em caminhão no trevo da BR-282 com a 116, na tarde desta sexta-feira

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Fotos: Bega Godóy

Atualizado às 20h15 (18/05)

Um Gol prata, placas de Águas Mornas (SC), colidiu contra o rodado de um caminhão, de Caxias do Sul (RS), na rotatória do cruzamento entre a BR-282 e a BR-116, acesso Oeste de Lages. O acidente aconteceu por volta das 14h40 de sexta-feira (18). Com o impacto, o automóvel teria sido arrastado alguns metros.

Estavam no carro o casal Vilmar Guckert, de 65 anos e Neli Lurdes Guckert, 62, e o filho Gilmar Guckert, 38. Eles seguiam sentido a localidade de São José dos Ausentes. O motorista Vilmar e sua esposa Neli, que estava no banco de trás  foram atendidos pela ambulância da AutoPista Planalto Sul, concessionária da Br-116 e não tiveram ferimentos graves. Já o caroneiro do banco da frente, Gilmar teve que ser retirado das ferragens do veículo e foi conduzido pelos Bombeiros ao Hospital Nossa Senhora dos Prazeres. “Deu um branco”, disse seu Vilmar enquanto era atendido pelos enfermeiros.

O motorista do caminhão, Ronaldo de Oliveira, que seguia sentido Sul do Estado, estava assustado. Contou que o Gol bateu na sua lateral e por pouco não tombou. “Ele cortou a minha frente bateu no rodado e eu fui arrastando o carro por  metros. Não virou por Deus”, explica. O caminhão estava vazio e Ronaldo, que transporta produtos alimentícios já havia terminado as entregas na região e dirigia-se para o estado gaúcho.

Quem presenciou o acidente também estava apavorado e ao mesmo tempo sensibilizado pela sorte dos ocupantes do automóvel. “Vi de perto. Foi muita sorte não terem capotado”, comenta o motorista Ezequiel Geraldo. Ele trabalha na Eletrodelta e acompanhava os trabalhos dos colegas perto da rodovia. “Fui o primeiro a chegar e colocar os cones de sinalização. Foi um estouro forte. Se o caminhão tivesse disparado iria pegar a gente de cheio”. salientou.

O caminhão precisou ser recolhido para um pátio, próximo a rodovia, porque o veículo é rastreado pela empresa e o motorista precisou informar sobre o acidente. O trânsito fluiu normalmente na região durante o resgate.

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