Geral
Projeto ensina estudantes a realizar separação seletiva do lixo
Lages, 28/05/2010, Correio Lageano
Duas professoras do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), desenvolveram um projeto de educação e conscientização ambiental que funciona como piloto na Escola Estadual Rubens de Arruda Ramos, no Coral, neste primeiro semestre.
O trabalho é realizado por acadêmicos bolsistas do curso de Engenharia Ambiental da universidade e por voluntários. Nesta primeira fase consiste na instalação de lixeiras de coleta seletiva na instituição e na promoção de palestras para ensinar estudantes de todas as turmas a separar o lixo e também o óleo de cozinha que é descartado em suas residências.
A partir do segundo semestre a etapa é prática. Nela, os alunos da escola vão aprender a fazer produtos com o óleo de cozinha, como o sabão industrial.
As professoras Viviane Spinelli Schein, de química, e Josiane Cardoso, que é bióloga, afirmam que o projeto surgiu da observação de que estudantes não sabem e nem costumam realizar separação seletiva de resíduos e, também, de que as pessoas continuam a despejar óleo de cozinha na natureza.
fotos: Daniele Melo