Geral

Projeto de conscientização será implantado nas escolas

Published

em

Foto: Patrícia Vieira

Poucas pessoas sabem o destino correto para os computadores, laptops, celulares, câmeras, entre outros equipamentos que vão ficando ultrapassados. O descarte incorreto desses eletrônicos, além de provocar impactos ambientais, pode causar graves problemas de saúde, por causa dos metais utilizados na fabricação dos produtos.

A estudante da Escola de Educação Básica Industrial de Lages, Nathalia da Rosa Pessoa, de 11 anos, quando foi selecionada, no início do ano, para integrar o programa Jovem Vereador, iniciativa desenvolvida pela Escola do Legislativo da Serra, em parceria com a Câmara de Vereadores de Lages, não imaginava que sua preocupação com a coleta adequada do lixo eletrônico pudesse se tornar realidade.

Em Lages, são jogados fora cerca de 108 toneladas de lixo por ano. Pensando nisso, a jovem vereadora apresentou uma moção sugerindo a criação de um Programa de Conscientização para a descarte e recolhimento consciente do lixo eletrônico na cidade.

Ela propôs uma parceria entre a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento e a Secretaria Municipal de Educação, um trabalho de conscientização nas escolas de Lages, bem como a instalação de Ponto de Coleta Voluntariado (PAVS).

A moção foi aprovada no plenário do Jovem Vereador, também foi encampada pelo vereador Gerson Omar dos Santos (PSD), seu padrinho na Câmara, para apreciação do Poder Legislativo Lageano e será adotada pela municipalidade a partir do início do ano letivo de 2020.

“A partir do ano que vem, começará a ser implantado esse projeto nas escolas, então, eu fico extremamente feliz que em pouco tempo eu pude fazer uma melhoria no município.” Ainda não foram divulgadas quais escolas terão os pontos de coletas.

“É gratificante ver todos os esforços e preocupação da Nathalia com os outros e com o meio ambiente sendo reconhecido”, disse a mãe e pedagoga Lilan Patricia da Rosa.

Descarte correto e conscientização

Em Lages, atualmente, a empresa responsável pela coleta desse tipo de lixo é a Eco Centro Sul, localizada à Rua Heliodoro Muniz, na Área Industrial. Ela gerencia todo os resíduos sólidos industriais e tecnológicos e dá o destino correto a esses elementos nocivos ao meio ambiente.

“Temos todos os meios necessários para que o lixo eletrônico produzido em nossa cidade tenha um destino correto. Entendo que a educação é o principal caminho”, disse.

A ideia, de acordo com a estudante, é conscientizar crianças e adolescentes no meio escolar para que compartilhem com os demais. “Instigar esses estudantes para que levem esse conhecimento para dentro de seus lares, fazendo com que grande parte da população saiba o destino correto desses resíduos.”

Jovem Vereador 2019

Desenvolvido sob o tema “Política, liderança e representatividade: A função do Legislativo”, o programa Jovem Vereador 2019 envolveu centenas de jovens das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas e particulares de Lages.

Inicialmente, as instituições de ensino visitam a Câmara, conhecendo a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo. Em seguida, cada escola definiu os 16 participantes do programa, mesmo número de vereadores de Lages.

clique para comentar

Deixe uma resposta