Geral

Projeto almeja preparar novos políticos

Published

em

Secretário quer formar novos líderes na política - Foto: Divulgação

Com o objetivo de capacitar mais pessoas para atuarem na política, o projeto Lidera Serra começa neste mês e segue até maio, através da atuação de vários profissionais, que irão trabalhar temas como oratória, lei eleitoral, comunicação, participação social, políticas públicas, marketing digital, três poderes e equidade de gênero na política.

O idealizador do projeto é o secretário da Assistência Social e Habitação de Lages, Samuel Ramos, que acredita ser importante formar líderes para que enfrentem as dificuldades do poder público e tenham condições de trabalhar de forma a contribuir para o maior desenvolvimento das cidades.

A inscrição é gratuita e pode ser feita até dia 12 de novembro, pelo site https://forms.gle/jSp5fbUMPgSbWeD68. As aulas do projeto acontecerão na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Serão, aproximadamente, 15 mentores com especializações nas áreas de administração pública, políticas públicas, direito, ciências políticas e jurídicas, entre outros. “Há muitos doutores e mestres com especializações diversas, são pessoas com muita experiência. Mesmo assim, o curso é gratuito”, explica o secretário.

O curso é suprapartidário, ou seja, você pode ou não estar filiado a algum partido político. Somente maiores de 18 anos, que moram na região da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) podem participar. Após o fechamento das inscrições, serão enviadas as informações de horários e divisão dos módulos.

Samuel explica que será feito um processo seletivo, dando prioridade para quem tem ensino médio completo, mas pessoas que não possuem essa formação, podem ser escolhidas. “Queremos, até o final do curso, se possível, 50% homens e 50% mulheres na formação da turma.”

Alguns nomes do projeto

Luciano José Buligon: Advogado especialista em Direito Constitucional. Procurador de carreira do Município de Chapecó. Prefeito mais bem votado da história política de Chapecó, com 62% dos votos. Presidente do Bloco Regional de Intendentes, Prefeitos, Alcaldes e Empresários do Mercosul.  É integrante da Rede Mundial de Prefeito pela Paz e da RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade. É embaixador dos Princípios do Desporto no Serviço da Humanidade.

Carlos Eduardo de Liz: Graduado em Engenharia Agronômica pela Udesc, graduado em Administração de Empresas pela Uniplac, MBA pela Universidade Independente de Lisboa, mestrado em Administração pela Udesc, professor de projeto de estágio nos cursos de Engenharia, professor de Gestão Estratégica de RH da Uniplac e, também, diretor da Incubadora de Empresas de Tecnologia, entre outras funções.

Moisés Savian: Professor universitário e empreendedor. Foi gerente de Políticas Agroambientais no Ministério do Meio Ambiente em Brasília e secretário de Agricultura e Pesca em Lages. Em Brasília, participou de projetos de cooperação internacional na América Latina e Caribe com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Formado em Agronomia e doutorando pela Udesc.

Arão Josino: Jornalista, apresentou programas de TV, atua como mestre de cerimônias e é professor de oratória da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. Trabalhou no Governo do Estado de Santa Catarina como Consultor de Assuntos Estratégicos, consultor-geral da Assistência Social e executivo de Articulação Estadual. 

Atualmente, é executivo de Governo da Prefeitura de Timbó, consultor credenciado do Sebrae SC e diretor da Insight Consultoria Pública e Empresarial. Tem cursos certificados pela Universidade de Oxford, Universidade de Harvard, Fundação Alemã Friedrich Naumann pela Liberdade e ESPM. Suplente de deputado federal, foi apresentado pelo Jornal Estado de São Paulo como um dos novos políticos do Brasil.

Camila Nascimento: Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), Bacharel em Oceanografia pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e graduanda em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Vereadora reeleita em Criciúma pelo PSD.

clique para comentar

Deixe uma resposta