Geral

Previsões: 2020 será um ano de renovações

Published

em

Babalorixá Anderson T’Xangô. Fotos: Núbia Garcia

Um ano com muitas mudanças em vários setores da sociedade, com grandes desafios e que desponta a necessidade de se construir bases sólidas nos investimentos, é o que preveem as cartas e os búzios para 2020. Regido pelo Sol, segundo a cartomancia, e pelo orixá Xapanã, segundo os babalorixás, o novo ano será marcado por encerramentos, revelações e recomeços.

“É um ano que as pessoas têm que tomar muito cuidado com investimentos grandes, cuidar com os negócios e tentar ser mais justo possível. Também vai ser preciso ter muito cuidado com a saúde”, avalia o babalorixá Marcos T’Ogum.

Ele explica que, no decorrer do ano, a interferência do orixá Xapanã será sentida em diversas áreas, por causa de sua ligação com outros orixás: Iansã (casa), Obá (dona do amor impossível e da roda, do movimento) e Oxum (dona do amor, da fertilidade, da felicidade e do dinheiro).

A cartomante Vânia Gontijo explica que, como 2020 será o ano do Sol – de acordo com a cartomancia – muitas coisas virão às claras e serão resolvidas. “Tudo o que estiver na escuridão vai clarear. Isso vale pra área da saúde, pois pessoas com depressão, por exemplo, vão sentir mudanças. É um ano em que tudo o que aconteceu às escondidas vai aparecer. O que uma pessoa fez de errado, vai chegar um momento do ano que vai ficar às claras”, acredita.

Para ela, em setores como emprego e investimentos, será necessário que as pessoas façam bastante planejamento para estruturar adequadamente seus caminhos. “Porque tudo o que não tiver bem estruturado, em algum momento vai desabar.”

Confira o que os búzios de Marcos T’Ogum e as cartas do babalorixá Anderson T’Xangô e da cartomante Vânia Gontijo preveem para o Ano Novo.

Babalorixá Anderson T’Xangô – Cartas

Eleições:

Para a nossa cidade aparecem novos caminhos. Alguém novo que virá fazer uma transformação na cidade, porque aparece nas cartas muitas coisas novas, muita prosperidade, algo novo que o povo vai se beneficiar, que vai motivar as pessoas que moram na cidade a quererem investir em algo, que incentivará mudanças pessoais. Já na política de estado e país, a gente ainda vai passar por algumas complicações, porque aparece muito desentendimento, muito confronto de opiniões, tanto entre a população, quanto com os governantes. As cartas mostram algo querendo ser imposto, é uma briga entre dois lados.

Desenvolvimento econômico:

Na economia também virá algo novo. No começo do ano vai estar uma coisa muito parada, mas no decorrer do ano as coisas vão se desenrolando. Como é um ano que vai ser de começos e fins, algumas coisas vão ter um fim, mas para que tenha um novo caminho, um novo começo. Na parte das finanças, as pessoas têm que ter um pouco mais de cuidado, guardarem um pouco [de dinheiro], mas também devem investir naquilo que for necessário. Vai ser um ano de muitas trocas. É um ano de renovação, novamente aparece que é o fim de um ciclo pro começo de outro. Aquele que guardar e investir, vai ter algo no final, porque vai ser um ano de giro, de renovação.

Emprego:

Na questão emprego, aparece a mesma coisa da economia. Agora, no começo, é algo que vai se desenrolar devagar, muitas pessoas vão ter algumas percas, mas essas percas vão ser compensadas com o decorrer do ano. E como é um ano de transformação, vai ter um fim pra ter um começo de um novo ciclo. Também aparecem novos caminhos, novas oportunidades, principalmente pra trabalho, focado pro pessoal da nossa região. Já pro país vai ter um pouco mais de surpresas.

Turismo:

Como a nossa cidade sempre foi referência, aparecem aqui alguns empecilhos. Mas como a gente já falou anteriormente, com a chegada do novo na política, não só o turismo, mas todas as áreas, a economia, a cultura, tudo tende a dar um passo à frente, mas tudo isso vai depender de como o povo vai receber o novo. No turismo, o lageano também tem que investir, porque é a nossa cidade. Se a gente tiver turista, a gente vai ter economia, renda, cultura e, quanto mais o lageano investir nisso e sair dessa coisa arcaica, melhores serão os resultados e a gente vai ter investimento, porque quem está no poder vai olhar por aquilo. Se o povo cobrar isso dos seus governantes, é só sucesso.

Esporte – Internacional de Lages:

Pro Inter não vejo grandes mudanças. Vejo eles dando alguns passos à frente, só que ainda não está indo do jeito que deveria. Às vezes, isso acontece por falta de incentivo dos governantes, por falta de uma estrutura melhor. Eu vejo muitas percas, mas, no final, vão acontecer coisas novas, que vão beneficiar a todos na cidade. A princípio, o Inter vai continuar no mesmo ritmo que está indo, mas tem grande chances de melhorar, principalmente se a torcida ajudar e se a nossa cidade colaborar com eles. O que falta para eles é incentivo, temos que ser Inter de Lages na vitória e na derrota. Também temos que motivá-los, porque ninguém vai pra frente se não tiver motivação. E com o time que representa a nossa cidade não é diferente.

Esporte – Leoas da Serra:

Pras Leoas já aparece uma coisa totalmente diferente. Aparece tudo aquilo que o Inter não está tendo. A motivação, a torcida apoiando, o novo. No decorrer do ano elas podem passar por dificuldades, empecilhos, mas isso também vai depender muito do apoio. Se elas tiverem apoio vão conseguir dar esse passo pra frente e vão continuar dando orgulho pra cidade como elas estão fazendo.

 

Babalorixá Marcos T’Ogum – Búzios

Eleições:

Pro próximo ano, aparecem grandes mudanças para a política. As pessoas estarão mais preocupadas em relação à questões que envolvem o financeiro, com gastos, então, certamente, mudanças irão acontecer. É um ano de renovação, até pelo orixá que rege o ano (Xapanã), então saem algumas pessoas do poder e entra o novo. É ano de renovação para a política.

Desenvolvimento econômico:

A economia da cidade aparece com as coisas calmas, acredito que vai dar uma parada. Em questão de gastos, de financeiro, vai dar uma estabilizada. Então acredito que, por falta de questão financeira, começa a se estabilizar [o desenvolvimento econômico]. Não digo que é um momento de grandes construções, de crescimento, mas é um momento de estabilidade para a cidade.

Emprego:

Vai começar [o ano] devagar, com calma, mas haverá grandes propostas, grandes oportunidades. Os búzios mostram um ano bem favorável pro povo lageano, aparece bastante buscas, empresas novas entrando na cidade, algumas oportunidades novas e isso faz com que o cresça a oferta de empregos. Haverá mais trabalho, mais emprego e as questões financeiras melhorando pra população lageana, mas tem que correr atrás. Aparece também muito emprego informal entrando em Lages, muitas pessoas querendo trabalhar em casa, buscando renda extra. A população lageana está buscando mais meios [de renda] e isso faz com que diminua o desemprego.

Turismo:

Vai ser um foco muito grande pro próximo ano essa questão de turismo e de investimentos. Essa parte entra com tudo em Lages, porque aparecem grandes mudanças, aparecem buscas. É uma luta que possivelmente entre nessa questão. Aparece Ogum abrindo portas e caminhos, pra que seja mais favorável o turismo. Haverá mais pessoas curiosas com a cidade, então Lages passa a ficar mais visível. A tendência do turismo é crescer bastante.

Esporte – Internacional de Lages:

Aparece movimentação e algumas buscas pela frente, mas não aparece ele a frente de jogos nem muitas vitórias. Haverá um brilho em cima do time, alguns jogadores se destacando mais, e isso vai abrir horizontes para o nome do Inter. A evolução maior vai se destacar dentro do nome [alguém do time] e não com o nome [o time]. Alguns jogadores se destacando mais, e isso vai mostrar mais a cidade, vai mostrar mais o time, e vai ter mais procura.

Esporte – Leoas da Serra:

Pro time delas aparecem batalhas pela frente. Será um ano favorável no início, positivo, mas depois dá uma acalmada. Como o destaque foi muito grande em 2019, pra 2020 acaba atraindo uma energia muito negativa, e isso vai pesar um pouco pra elas. O ano de 2019 foi de muita visibilidade, elas se destacaram demais e tiveram muitos alcances, e isso acabou atraindo muitos olhares, então há pessoas querendo buscar jogadoras, tentando influenciar, e isso vai acabar afetando o time. A batalha e a luta delas vão continuar.

Babalorixá Marcos T’Ogum. Foto: Núbia Garcia

Cartomante Vânia Gontijo

Eleições:

Vai ser um ano de bastante surpresa, as pessoas estarão meio intrigadas e meio receosas por estarem vindo de um tempo de bastante crise. Em 2020 haverá grandes felicidades para o povo lageano, mas vai ser um ano de transformação. Vai ser uma faca de dois gumes pra todo mundo. Eu acredito que, num primeiro momento, as pessoas vão ficar meio receosas em relação aos candidatos, mas acredito que, com o passar do tempo, elas vão ter mais clareza e ver o que devem fazer. Vai ser um ano de bastante mudança para o povo lageano em relação à política.

Desenvolvimento econômico:

Na economia também terá bastante mudança. A economia lageana vai melhorar bastante em 2020. Acredito que, como o lado político vai inovar, haverá novidades até no campo do trabalho, que vai ter uma taxa de desemprego bem menor do que o ano de 2019. Vai ser bem ímpar o que tem pra acontecer com o povo lageano e a economia também vai melhorar. Por ser um ano de política, de eleições, é um ano de novidades, de término e de começo. Por isso a faca de dois gumes, pois muita coisa vai acabar e muita coisa vai nascer, terá muita novidade pras pessoas.

Emprego:

O ano de 2020 será um ano pra quem luta, quem trabalha, quem corre atrás. No começo do ano, o que aparecer de trabalho pras pessoas, de novos empreendimentos e oportunidades, as pessoas têm que agarrar. Mas é preciso fazer uma coisa estruturada, não construir um ‘castelo de areia’, porque vai chegar uma certa etapa do ano em que tudo o que não foi concreto no começo do ano, pode desmoronar. No setor trabalho tem previsão de bastante vagas, vão aparecer muitas oportunidades de emprego, mas pras pessoas que lutam e que correrem atrás. Também haverá muitas portas se abrindo pra novos empreendimentos, mas, como eu disse, tem que ser coisas estruturadas no começo do ano, porque no meio do ano as coisas podem começar a desmoronar novamente. Por ser um ano da ordem e do equilíbrio é preciso entrar com foco e o que aparecer tem que agarrar com as duas mãos. Por ser o ano do sol, é preciso entrar o ano com um foco no trabalho, na economia, em tudo.

Turismo:

A primeira coisa que as cartas mostrarm foi festa, grandes felicidades no setor da festa, acredito que é a Festa do Pinhão. Eu acho que o turismo vai ser muito bom, as pessoas vão vir mais pra Lages, pra conhecer. O setor econômico vai melhorar e uma das formas vai ser pelo turismo. Novas pessoas vão vir conhecer Lages sim.

Esporte – Internacional de Lages:

Com certeza absoluta o ano não vai ser do Inter de Lages. Algumas pessoas vão se destacar por suas jogadas, mas o time em si não. Vai ter muita luta, muito acordo, mas, realmente, o ano de 2020 não é pro Inter. Alguns vão se destacar em campo, mas o time não.

Esporte – Leoas da Serra:

Com bastante determinação e batalhas, o ano vai ser bem bom pras Leoas da Serra. Tem grandes novidades, grandes alegrias. O ano vai ser delas. Um ano em que elas vão se destacar bastante. Vão correr atrás [dos objetivos] e ter foco em quadra, o ano vai ser bom pra elas.

Cartomante Vânia Gontijo. Foto: Núbia Garcia

Assista um vídeo do Babalorixá Marcos T’Ogum falando sobre a leitura dos búzios:

 

 

clique para comentar

Deixe uma resposta