Essencial

Como tirar os projetos do papel para 2020

Published

em

Foto: Freepik/Divulgação

Mais um ano chegou e com ele as promessas, planos e sonhos a serem realizados. Além de algumas vezes ser necessário lidar com a frustração dos projetos inacabados de 2019, muitas pessoas ainda precisam trabalhar a ansiedade do que está por vir em 2020. A melhor forma de conseguir executar tudo o que se está planejando é paciência e flexibilidade.

A psicóloga Rejane Baggio explica que a maioria das pessoas tende a fazer grandes planos que, às vezes, podem se tornar impossíveis, dependendo da forma que se planeja.

Ao chegar mais um fim de ano, muitos olham para trás e tendem a pensar que nada foi realizado, ainda mais quando o projeto era grande. Os primeiros passos, nessas situações, é reconhecer suas limitações, mas, principalmente, enxergar o que foi realizado, de fato.

Esse exercício, de olhar para o que se fez e não para o que deixou de fazer, parece simples, porém, difícil para muitas pessoas. É um trabalho de autoconhecimento que leva certo tempo, mas é eficaz. Após o reconhecimento das conquistas e o que executar a partir do próximo ano é que vem a etapa seguinte: planejamento flexível.

Rejane diz que muitos planos tendem a parecer distantes ou difíceis porque não são mensurados, divididos em fases. Quando um projeto é destrinchado em várias fases, a pessoa consegue visualizar as conquistas ao longo da execução. “[A pessoa] quer emagrecer, por exemplo. Estipula 20 quilos. Ao invés de ser 20, tente cinco”, exemplifica.

Aí, entra a necessidade de ser flexível. Isso porque, dependendo do projeto, ao contrário de ir até 20 quilos de emagrecimento, o indivíduo pode chegar a 15 e ver que está bom.

“Ser flexível nas suas metas, torna a execução leve e menos frustrante.” A psicóloga destaca a importância da flexibilidade devido às mudanças. Uma meta é necessária agora, contudo, lá na frente, pode não ser mais tão essencial. As seguir, confira mais algumas dicas de como realizar seus planos em 2020.

  1. Faça uma lista

Muitas vezes, a confusão mental acontece porque não se consegue organizar as ideias, e um método bastante eficaz é colocar as ideias no papel. 

  1. Estabeleça uma hierarquia de tarefas

Para tirar uma ideia do papel, deve-se adotar a mesma estratégia: começar pelas tarefas mais simples e passar para as mais complexas. Isso vai impedir que se desanime ou fique cansado já nos primeiros passos.

  1. Viva o momento presente

Para focar e seguir seu planejamento, utilize técnicas de meditação como o mindfulness. É você deixar de lado as distrações, pensamentos externos e sentimentos anteriores, para, intencionalmente, sentir, ouvir, viver plenamente a situação presente

  1. Não tenha vergonha, busque ajuda

Pedir ajuda não é sinônimo de fraqueza. Falar sobre as próprias dificuldade, consultar um psicólogo ou um coaching pode ajudar a conquistar os objetivos com mais clareza e consciência daquilo que se realmente quer.

  1. Permita-se mudar de ideia

Um erro muito comum que as pessoas cometem é ficar preso a uma ideia inicial, sem se permitir fazer ajustes no projeto original ou mesmo mudar de ideia. Ser flexível e ter compaixão consigo mesmo vai evitar sofrimentos prolongados e o sentimento de fracasso.

  1. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazos

Para que o planejamento dê certo, é importante definir metas claras para que o cérebro, de fato, memorize o que você quer que aconteça – e em quanto tempo. Estabelecer metas de curto, médio e longo prazo vai auxiliar o que se pode fazer de imediato, o que vai ter de esperar um pouco e o que vai demandar bastante esforço da sua parte.

  1. Comemore cada desafio vencido

Cada pequena tarefa que concluir rumo ao objetivo final deve ser celebrada. Afinal, o caminho é tão importante quanto a chegada, e ter um estímulo a cada passo é fundamental para não deixar a peteca cair no meio do caminho.

Fonte dicas: Zenklub

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com