Geral
Previsão é que semana seja de altas temperaturas
Na vitrine das lojas de roupas, os manequins vestem roupas leves, camisetas, bermudas e vestidos. Dona Lorizete e a neta Isadora Varela observam as blusas de manga curta em uma loja na Rua Nereu Ramos, no Centro de Lages. Entretanto, no lado de fora, a temperatura não passa dos 17ºC e as duas precisam usar casacos por causa do frio.
A moradora de Lages não se surpreende com o frio em dezembro e revela que ainda tem receio de comprar roupas de verão, porque não sabe quando começará a usá-las. O neto de Geneci Ribeiro, Caetano de 4 anos, pouco antes de chegar ao Centro de Lages, reclamou de calor por causa das roupas quentes que usava. Ao descer do carro para passear com a avó, disse que não queria mais trocá-las, porque sentiu frio.
A manhã deste sábado (08) foi gelada em todo o Estado, mas principalmente na Serra Catarinense, onde foram registradas temperaturas negativas. A menor foi em Urupema, com -2,1ºC; seguido por São Joaquim com -1,6ºC; -1,2ºC em Urubici; -0,7 em Painel e -0,6 em Bom Jardim da Serra.
Nessas cidades, os campos amanheceram brancos, cobertos por uma espessa camada de gelo, assim como os automóveis, onde foi necessário usar água quente para retirar o gelo do para-brisa.
Segundo o site Climaterra, em um pomar no Vale do Caminhos da Neve, há três quilômetros do Centro de São Joaquim foi necessário fazer o acionamento da Wind Machine, a primeira máquina anti geada no Brasil que consiste num equipamento que provoca fortes ventos evitando que a geada danosa se forme no pomar.
De acordo com o engenheiro agrônomo do site Climaterra, Ronaldo Coutinho, uma forte massa de ar polar foi a responsável pela queda brusca das temperaturas. Esse fenômeno não é comum nessa época do ano e relembrou que no ano passado, foram cinco geadas antes da chegada do verão. Entretanto, o frio não permanece por muito mais tempo.
Neste domingo (09), há chances de amanhecer gelado com aumento gradativo das temperaturas ao longo do dia. Mas a partir da tarde de segunda, o calor promete ser forte e nesta semana, em Lages, os termômetros deverão passar dos 30 ºC. Ele revela ainda, que não há previsão para que volte a esfriar antes da chegada do verão, no dia 21 de dezembro.