Geral
Prazo para revisão do eleitorado termina no dia 28 de junho
O prazo para eleitores fazerem a revisão eleitoral e o cadastramento biométrico obrigatório termina na sexta-feira (28), para oito dos 18 municípios da região da Associação de Municípios da Região Serrana (Amures). Para realizar a revisão do eleitorado, é preciso comparecer ao cartório eleitoral ou ao posto de atendimento da sua zona eleitoral.
Ontem, o movimento era intenso na Justiça Eleitoral de Lages. Muitas pessoas aproveitaram para atualizar o documento. A maioria dos eleitores eram de São José do Cerrito, assim como o jovem Fernando Domingues de Souza, de 20 anos. Como é obrigatório, ele aproveitou para fazer a revisão e evitar complicações futuras. Outros comentaram que, com o prazo se esgotando, aproveitaram para evitar transtornos de última hora, como foi o caso de Maria José Ortiz de Camargo, de 63 anos. Ela contou que veio a Lages especialmente regularizar sua situação e evitar filas.
O eleitorado das cidades que pertencem a 21ª, 93ª e 101ª Zona Eleitoral de Lages, como Bocaina do Sul, Painel, Capão Alto, São José do Cerrito precisam vir até Lages fazer o procedimento. O horário de funcionamento é do meio-dia e até as 19 horas, mas precisa chegar até as 18h30 para pegar a senha. Com exceção de Palmeira e Otacílio, que deverão ir até o posto de atendimento na cidade de Otacílio Costa, que funciona das 13h às 17h. Enquanto isso, os eleitores de Urubici e Rio Rufino deverão comparecer ao posto da 4ª Zona Eleitoral, em Bom Retiro.
A chefe do cartório da 21ª Zona Eleitoral de Lages, Daisy Dal Farra Beck, explica que o objetivo da revisão é atualizar o cadastro de votantes de cada município. Ela reforça que as pessoas que não fazerem revisão eleitoral dentro do prazo terão o título cancelado.” É importante revisar o eleitorado para manter como eleitores somente aquelas pessoas que efetivamente têm vínculo com o município” comenta. Conforme dados do IBGE de 2018, o município de Capão Alto, está com 2.556 moradores e tem 2.863 eleitores. “Espera-se que com a revisão esse número reduza”. finaliza
Cadastramento biométrico
Conforme, o Tribunal Regional de Santa Catarina (TRE-SC), até maio de 2020, quando ocorre o fechamento do cadastro eleitoral para as eleições municipais, o órgão espera cadastrar biometricamente um milhão de eleitores no Estado, totalizando 85% do eleitorado. Atualmente, dos 5.070.511 eleitores alistados, 3.466.017 já fizeram a biometria, o que representa 68,36% do eleitorado catarinense.
Documentos
Os eleitores devem comparecer ao cartório eleitoral ou ao posto de atendimento da sua zona eleitoral, portando documento de identificação com foto, comprovante de residência atualizado e comprovante de alistamento militar – no caso de homens maiores de 18 anos que vão fazer o primeiro título.
Obrigatório até 28 de junho
- Bocaina do Sul
- Capão Alto
- Painel
- Palmeira
- Ponte Alta
- Rio Rufino
- São José do Cerrito
- Urubici
Até 9 de agosto
- Cerro Negro
- Otacílio Costa
Até 30 de agosto
- Anita Garibaldi
Concluído
- Bom Retiro
Sem data estipulada
- Bom Jardim da Serra
- Campo Belo do Sul
- Correia Pinto
- Lages
- São Joaquim
- Urupema