Eleições

Prazo para eleitor alterar título termina em maio

Published

em

Foto: Bega Godóy

Apenas as pessoas que se enquadrem em três situações devem procurar o cartório da Justiça Eleitoral para alterar o título de eleitor até o dia seis de maio. Quem quer transferir o domicílio eleitoral (tanto de cidade como de bairro), quem não tem título (a partir de 16 anos) e quer votar esse ano. Além disso, as pessoas que não fizeram o cadastro biométrico obrigatório e tiveram o documento cancelado e são eleitores de  Painel, Otacílio Costa, Bocaina do Sul, Capão Alto, São José do Cerrito e Palmeira.

“Teve pessoas que não compareceram no prazo estipulado e o título foi cancelado. Terão que reativá-lo para votar nas eleições municipais, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do País,” explica o chefe da 21ª zona eleitoral, Gilmar Duarte.

Os eleitores que moram em Correia Pinto e Lages não precisam fazer o cadastro biométrico, pois não é obrigatório para votar no pleito de outubro próximo. Porém, o processo de biometria encerra-se no Brasil no final do ano que vem e o cadastro precisa ser concluído. Mesmo sem a obrigatoriedade, dos 123 mil eleitores de Lages, 48% já fizeram o cadastro biométrico.

Duarte alerta que mais próximo do final do prazo, em maio, a tendência é que a procura aumente e inevitavelmente vão se formar filas. Por essa razão, ele aconselha que as pessoas agendem o seu atendimento pelo site do TRE www.tre-sc.jus.br. “Agendam e escolhem o dia e o horário de atendimento. Não ficam em filas”, argumenta. Se optar pelo atendimento no local, a Justiça Eleitoral fica na Avenida Belisário Ramos e funciona das 12 às 19 horas.

No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados, porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.

A situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro. Se necessário, o segundo turno será no dia 25 do mesmo mês. Cerca de 146 milhões de eleitores estarão aptos a votar em todo o Brasil. 

Documentação para todos os casos 

Documento de identidade com foto

Comprovante de residência em nome do titular ou de parente (pode ser fatura de cartão e afins, que conste o nome e o endereço ) 

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com