Geral
Polícia Federal incinera meia tonelada de cocaína e maconha no DF
Brasília, 24/06/2010, Agência Brasil
Em comemoração à Semana Mundial de Combate às drogas, a Polícia Federal incinerou hoje (24) no Distrito Federal 561 quilos de droga apreendidos na cidade. No total, foram 429 quilos de cocaína e 132 quilos de maconha.
“Não sei se a demanda aumentou ou se a Polícia Federal tem autuado mais. Porém, posso afirmar a tecnologia e os profissionais da área têm colaborado na busca de cumprir o seu papel e mudar esse quadro”, disse o chefe da Delegacia de Repressão e Entorpecentes no DF, João Quirino, durante a operação.
Para o diretor de Combate ao Crime Organizado, Roberto Troncon, essa medida de incinerar o material apreendido é uma maneira de mostrar que o país tem se posicionado de forma séria para inibir o consumo de drogas.
“A política de enfrentamento ao tráfico e drogas ilícitas, mostra uma série de crimes que estão ligados diretamente à disputa de traficantes por novos mercados e ações que atingem diversos níveis. Um problema que afeta a saúde e a segurança da população”, ressaltou
Sobre as apreensões no DF, a superintendente regional da Polícia Federal do DF, Mara Baiocchi de Sant’anna, afirmou que o trabalho integrado tem facilitado as operações. “Temos fechado o cerco para traficantes e receptadores de drogas graças a entidades estaduais e até mesmo internacionais, no caso dos aeroportos.”
O material incinerado teve autorização do poder judiciário de acordo com a Lei de Drogas. A mobilização ocorrerá também em outras regiões do Brasil e deve totalizar 40 toneladas de drogas incineradas.
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil