Segurança

Polícia dá dicas de segurança para os foliões

Published

em

Foto: PMSC/Divulgação

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) está realizando a Operação Alegria, desenvolvida em todo Estado, entre os dias 21 e 26 de fevereiro, para manter a segurança durante o período de Carnaval.

As ações principais visam coibir o porte ilegal de armas de fogo, a posse e o comércio de drogas, a venda ilegal de bebidas alcoólicas, embriaguez ao volante e, também, os crimes de importunação sexual. Além de estar nas ruas, com policiamento ostensivo, a instituição orienta a população com dicas de segurança.

PMSC Cidadão e celular

O primeiro quesito de segurança começa antes de ir para as festas de carnaval. É possível baixar no celular o aplicativo PMSC Cidadão, disponível para Android e IOS. Através dele, também é possível acionar a PM.

O App pode gerar uma ocorrência diretamente com a Central de Emergência. Seja morador de Santa Catarina ou turista, basta preencher um cadastro e poderá indicar exatamente o local onde precisa da polícia.

Em se tratando de celular, este é o principal objeto furtado e roubado neste período, principalmente em grandes aglomerações. Assim, ao carregar seu telefone, evite deixá-lo à vista de criminosos. No bolso de trás da calça, na bolsa aberta ou em cima da mesa do bar são pontos vulneráveis.

Caso tenha o aparelho furtado, registre imediatamente a ocorrência. Após isso, você pode tentar localizar o aparelho de acordo com o sistema operacional. Quem utiliza o sistema da Google, por exemplo, pode acessar o “Encontre meu Dispositivo” e ver a localização exata do aparelho.

Se não conseguir reaver o telefone, bloqueie o IMEI do celular. Para isso, é necessário ter o número do IMEI em mãos. Digite *#06# no telefone e grave em um lugar seguro em casa. Após, entre em contato com a sua operadora e forneça o código e número do boletim de ocorrência. Dessa forma, o telefone será bloqueado e não poderá mais ser utilizado.

O que levar

Outra dica importante é sair de casa com o mínimo de dinheiro ou cartões. Leve a carteira de motorista, ou RG, e evite documentos que não irá utilizar, como Cartão CPF e título de eleitor. Em caso de perda da carteira, você evita de refazer a 2ª via de diversos documentos. Em caso de furto, estelionatários podem usar seus registros para aplicar golpes.

Crianças

Para quem vai pular o Carnaval acompanhado dos pequenos, não esqueça de colocar uma identificação nas crianças. Pode ser um adesivo no peito ou uma pulseira contendo o nome do responsável e um telefone para contato.

Ingressos

Outra situação que também causa transtornos é a venda de ingressos falsos, principalmente em cidades com desfiles ou grandes eventos particulares. Compre-os sempre nos locais oficiais e evite de comprá-los de “cambistas”.

Importunação sexual

Carnaval também é época de respeito. Se alguém lhe importunar, seja segurando no braço ou tentando forçar uma situação que você não quer, acione imediatamente a Polícia Militar. Importunação sexual é crime, com pena de 1 a 5 anos de reclusão.

Bebidas e direção

O clássico “se beber não dirija” também vale para os foliões. Além do táxi, algumas cidades dispõem também de aplicativos de transporte. A PM irá reforçar as operações Lei Seca no período para garantir a segurança das vias.

Por fim, como esse é um período de festa e descontração, muitas pessoas irão para os mesmos lugares, o que gera trânsito, demora no deslocamento e lentidão nas vias. Então, seja paciente, prudente e respeite as regras de trânsito. Não estacione em locais proibidos e não bloqueie o trânsito, nem para uma “paradinha rápida”. Também não fure filas.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com