Geral
Polícia Ambiental localiza corte de araucária em Curitibanos
Em patrulhamento feito durante a Operação 4000, no fim de semana, a Polícia Militar Ambiental localizou, em Curitibanos, uma área de corte de araucária, algumas centenárias, e aprendeu uma arma de fogo no interior de Campo Belo do Sul. A ação policial ocorreu em todo o Estado e teve como objetivo reduzir a criminalidade.
Depois de receber denuncia, policiais militares ambientais se deslocaram até a localidade de Marombas/Bossardi, no interior de Curitibanos, onde encontraram um área de vegetação nativa destruída e o corte de cerca de 100 metros cúbicos de araucária. Uma parte dos pinheiros estava em toras empilhadas e outras árvores espalhadas pela extensão do espaço danificado.
Pela dimensão do dano, a Polícia Militar Ambiental voltou à cidade, nesta segunda (13), para continuar o levantamento de dados relativos a essa ocorrência e verificar as possibilidades de destinação das araucárias.
“A araucária ou pinheiro brasileiro está na listagem oficial das espécies da flora ameaçadas de extinção e a extração sem autorização da autoridade competente acarreta sanções administrativas e penais em desfavor do infrator”, destaca o comandante, major Adair Alexandre Pimentel.
Porte ilegal de arma
Durante abordagens em barreiras policiais na localidade de Pinheiro Marcado, em Campo Belo do Sul, as equipes da Polícia Militar Ambiental e da Patrulha Rural, da Polícia Militar, pararam um veículo, modelo Hilux da cor branca com placas de Biguaçu, em atitude suspeita. Uma espingarda calibre 12 com 23 munições intactas foram encontradas e o responsável conduzido à delegacia de polícia.
Fonte: Catarinas Comunicação