Geral
Polícia Ambiental flagra corte de araucárias
A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Lages vai realizar mais diligências para esclarecer o corte de cerca de 58 toras de araucárias na Localidade de Chapada Bonita, no interior de São Joaquim.
A serraria móvel clandestina foi descoberta na última quarta-feira. A equipe chegou até a área após uma denúncia. O equipamento estava sendo utilizado para o desdobramento primário de toras de araucária, retiradas na mesma propriedade.
Segundo o subcomandante da Ambiental, Marco Marafon, as araucárias foram derrubadas sem a autorização do órgão ambiental. A madeira foi apreendida, e as atividades foram paralisadas. O responsável pelo crimes ambientais ainda não foi localizado, porém a polícia está averiguando a autoria.
Ainda de acordo com Marafon, a multa é por hectare desmatado. O autor será autuado e ainda responderá processo criminal pelo corte ilegal de mata nativa. Além disso, o responsável terá que recuperar a área degradada com reflorestamento.
Marafon explica, porém, que o valor da multa deve ser fixada apenas depois da conclusão do levantamento da polícia, que vai averiguar a extensão exata do dano ambiental. Já na esfera criminal, caberá ao juiz decidir e aplicar a pena.