Entretenimento

Poemas criados na oficina integrarão exposição no Sesc

Published

em

Foto: Jordana Boscato

Está acontecendo em Lages, desde o início da semana, a oficina de Escrita: Empoderamento Poético, Arte da Palavra. A ministrante é a poeta Marina Mara do Distrito Federal. O projeto já passou por Crato no Ceará, Belém no Pará, e em Santa Catarina, Florianópolis.  

Ao final da oficina será realizada uma exposição com os poemas produzidos na semana, e estes serão expostos na Galeria do Centro Cultural, até o dia 30 de outubro. Em Lages, 15 pessoas, de diferentes idades participam do projeto.

Marina explica que o empoderamento poético acontece um pouco antes de trabalhar técnicas de escrita. “A oficina de desbloquear os nãos que recebemos pela vida, que faz a gente engavetar nossos escritos”, reflete.

A poeta conta que ficou muito surpresa com os resultados da oficina em Lages.  “Esses textos muitas vezes não tinha coragem de mostrar quase, é quase uma terapia literária, a gente chora, se abraça, e nos damos conta de que não estamos sozinhos”.   

Marina atua, desde 2006, ativamente na cena literária nacional, tem quatro livros publicados e é a idealizadora do aplicativo PoemApp – O Mapa da Poesia do Brasil. Marina realizou mais de 100 projetos como Declame para Drummond, Rejunta meu Bulcão, Lounge Poético, Sarau Sanitário, Profissão Poeta, dentre outros.

O projeto integra o circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária.

Com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, pretende-se que diversas possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas.

Como ação de complemento formativo, é oferecido também um circuito voltado para a reflexão e criação literária. Em curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o país, são selecionados os artistas que participam do projeto.

clique para comentar

Deixe uma resposta