Geral
Pinhão é apreendido pela Polícia Ambiental por estar fora do período de colheita
A Polícia Militar Ambiental apreendeu 45 quilos de pinhão depois de receber uma denúncia anônima nesta quarta-feira (21). Três homens tinham recém colhido as 28 pinhas na área de mata do loteamento Verdes Campos, no perímetro urbano de Lages. Eles foram autuados e responderão processo criminal e administrativo.
O pinhão colhido antes do período permitido pela legislação será doado para o Instituto Espaço Silvestre, parceiro da Polícia Militar Ambiental, que trabalha com a reintrodução do papagaio-do-peito-roxo, espécie extremamente dependente dessa fonte alimentar nessa época do ano.
O subcomandante da PMA, tenente Marco Marafon, reforça que a legislação permite a colheita, transporte e comercialização da semente só depois do dia 1º de abril. A Lei Estadual nº 15.457/2011 diz que a proibição se aplica inclusive ao pinhão destinado para sementeiras.
“O período de defeso do pinhão é de extrema importância para que as araucárias tenham a possibilidade de regeneração por meio da dispersão de suas sementes. Além disso, pinhão é fonte alimentar para inúmeras espécies da fauna da nossa região”.
Para fazer a denúncia de colheita ilegal do pinhão ou qualquer outro crime ambiental basta entrar em contato com a PMA pelo número (49) 3221-7998.