Geral
Papa nomeia bispos em dioceses de São João del-Rei e Tubarão
Cidade do Vaticano, 26 de maio de 2010 – (EFE)
O papa Bento XVI nomeou os brasileiros Célio de Oliveira Goulart e Wilson Tadeu Jönck novos bispos das dioceses de São João del Rei (MG) e de Tubarão (SC), respectivamente, informa nesta a Santa Sé em comunicado.
Até agora prelado de Cachoeiro de Itapemirim (ES), Oliveira chega ao cargo após a renúncia por motivos de idade do bispo de São João del-Rei, Waldemar Chaves de Aráujo, em virtude do artigo 401/1 do código de Direito Canônico.
Formado em Filosofia pela Faculdade de São João Bosco, em São João del-Rei, Oliveira foi ordenado sacerdote em julho de 1969.
Em 24 de junho de 1998 foi nomeado bispo de Leopoldina (MG) e, em 9 de julho de 2003, foi levado à diocese de Cachoeiro de Itapemirim.
O novo bispo de São João del-Rei foi também presidente da Conferência Episcopal Regional Leste 2, assim como membro do Conselho Permanente da Pastoral da Conferência Episcopal do Brasil.
Wilson Tadeu Jönck, novo bispo de Tubarão, era desde 2003 titular da diocese de Gemellae in Byzacena e auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Formado em Psicologia pela Universidade Gregoriana de Roma em 1990, recebeu a ordenação sacerdotal em dezembro de 1977 e desempenhou vários cargos em paróquias e seminários do Brasil.