Geral
Papa encoraja cristãos do Oriente a permanecerem em suas cidades
Cidade do Vaticano, 25/06/2010, (EFE)
O papa Bento XVI convidou nesta sexta-feira os cristãos do Oriente "a perseverarem na fé" e a "ficar onde nasceram", apesar dos inúmeros sacrifícios que precisam realizar em ambientes, às vezes, adversos.
O papa falou assim durante um encontro com os participantes da assembleia da reunião para a ajuda das igrejas orientais recebidas no Vaticano.
Papa Ratzinger exortou aos emigrantes orientais a não esquecer suas origens, especialmente religiosos. "É sua lealdade e sua coerência humana e cristã", asseverou.
"Uma paz estável e uma convivência sólida", é o desejo dirigido pelo papa aos povos da Terra Santa, Iraque e o Oriente Médio.
Além disso, o Pontífice assegurou que espera respeito aos direitos dos indivíduos, famílias, comunidades e povos e se supere qualquer discriminação religiosa, cultural ou social.
"Confio a Deus, a vós também o chamado lançado no Chipre a favor dos cristãos de Oriente", afirmou.
O papa voltou a pedir responsabilidade às nações para garantir de modo real, sem distinções e em cada lugar, a profissão pública e comunitária das convicções religiosa de cada um, sobretudo no Oriente Médio.
Antes de concluir o encontro, Bento XVI lembrou do monsenhor Luigi Padovese, vigário da Anatólia, assassinado em 3 de junho na Turquia por motivos ainda incertos.
Foto: (EFE)