Esportes
Palmeiras tem maior chance de ser campeão
O Palmeiras tem 36% de chance de levantar a taça de campeão do Campeonato Brasileiro da Série A. O cálculo é do matemático Tristão Garcia e leva em conta, dentre outros fatores, como confrontos diretos entre as equipes que estão no topo da tabela, o bom momento do Verdão na competição. A projeção foi divulgada no site Infobola.
A boa avaliação do Palmeiras se traduz em números. Nos últimos sete jogos, o Verdão Paulista conquistou cinco vitórias e dois empates. Atualmente, soma 50 pontos na tabela de classificação – um menos do líder São Paulo.
A ascensão do clube paulista se deve a vários fatores, talvez o principal esteja fora de campo. Desde a reestreia do técnico Felipão, no dia 5 de agosto, no empate em 0 a 0 contra o América (MG), o Verdão não perdeu no Brasileirão. De lá para cá, conquistou sete vitórias e três empates em 10 jogos. Na próxima rodada, encara em Cruzeiro em casa, depois pega o São Paulo fora e Grêmio em casa.
Com 33%, o Internacional é o segundo time com mais chance de ser campeão. Na comparação, o desempenho do time gaúcho é inferior ao Verdão. Nos últimos sete jogos, obteve três vitórias, três empates e uma derrota. Nas próximas três rodadas, o Colorado tem o Vitória em casa, Sport fora e São Paulo em casa.
Apesar de atualmente ocupar liderança da competição com 51 pontos, o São Paulo tem apenas 22% de chance de ser campeão, talvez por causa do baixo rendimento da equipe nos últimos jogos. Nas últimas sete rodadas, venceu apenas duas, empatou quatro e perdeu uma. E nos próximos três jogos, o Tricolor Paulista enfrenta o Botafogo fora, o Palmeiras em casa e o Inter fora.
Na quarta colocação com 48 pontos – três a menos do líder, o Flamengo tem 4% de ganhar o Brasileirão, o mesmo percentual do Grêmio, quinto lugar na classificação com 47 pontos. Nas próximas três rodadas, o Rubro-Negro tem o Bahia e Corinthians fora e o Fluminense em casa. Já o Grêmio encara o Fluminense fora, o Bahia em casa e o Palmeiras fora.
Time mineiro tem 1% de chance
O Atlético (MG), atualmente na sexta colocação da tabela com 42 pontos, aparece com 1% de chance de faturar o título do Brasileiro. Olhando para os últimos resultados, percebe-se que a equipe mineira não tem feito uma boa campanha. Em sete confrontos, venceu apenas dois, empatou três e teve duas derrotas. Nas próximas três rodadas, o Galo tem o Sport em casa, a Chapecoense fora e o América em casa.
A briga na parte de baixo da tabela contra o rebaixamento também chama a atenção. Ceará, Vasco, Sport e Paraná estão no Z4. A situação mais complicada é a do lanterna Paraná, que soma apenas 16 pontos. Na vice-lanterna, o Sport também está numa situação delicada. Além da má fase, o time pernambucano perdeu o treinador. Eduardo Baptista pediu demissão do comando técnico da equipe ontem.
Chances de título
- Palmeiras: 36%
- Internacional: 33%
- São Paulo: 22%
- Flamengo: 4%
- Grêmio: 4%
- Atlético (MG) 1%
Classificação
- São Paulo 51
- Palmeiras 50
- Internacional 50
- Flamengo 48
- Grêmio 47
- Atlético (MG) 42
- Cruzeiro 37
- Corinthians 34
- Atlético (PR) 33
- Santos 32
- Botafogo 32
- América (MG) 31
- Fluminense 31
- Vitória 29
- Bahia 29
- Chapecoense 28
- Ceará 27
- Vasco 25
- Sport 24
- Paraná 16