Geral
Otacílio Rock Festival terá três dias e atração internacional
Neste final de semana o Parque Cambará, em Otacílio Costa, se veste de preto e vai ser tomado por guitarras altas e distorcidas, baixo e bateria densos, além de vocais vigorosos. Na sexta-feira (15) começa a 13ª edição do Otacílio Rock Festival, um consagrado evento da cena underground da Serra Catarinense.
Os fãs de heavy metal contam com uma importante novidade neste ano: ao contrário das edições anteriores, a 13ª terá três dias de atrações (nos anos anteriores tinha apenas dois). Ao todo, serão 23 bandas da região, do estado e também de fora de Santa Catarina. Porém, a atração mais esperada pelos headbangers é a Whiplash, uma banda de trash metal de Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Formada em 1984 a Whiplash está na ativa até hoje, mas essa será a primeira vez que virá ao Brasil, para apresentação única em Otacílio Costa. Os veteranos são ícones do underground, têm diversos discos lançados e foram grandes influenciadores de diversas bandas ao redor do mundo.
“Eles estão muito empolgados e prometem colocar o salão do Cambará abaixo! Para mim, particularmente, será a oportunidade de ter no evento uma banda da qual sempre fui fã. O vinil já está pronto pros autógrafos”, comemora Denilson Padilha, um dos organizadores do Ota, como é conhecido o evento. Os gringos sobem ao palco no sábado à noite.
O Otacílio Rock Festival já tem público cativo e é reconhecido por seus frequentadores como um ponto de encontro entre velhos conhecidos e para quem quer fazer novas amizades. Nos três dias, os 10 mil metros quadrados do Parque Cambará se transformam em gigantesco camping, oferecendo uma conexão com a natureza. Há área para estacionamento próximo às barracas, pontos de energia elétrica e água, além de banheiros e chuveiros quentes, para garantir maior conforto a quem pretende passar o final de semana todo.
Outra novidade para este ano é que o bar e a praça de alimentação funcionarão ininterruptamente, desde o início até o final do evento. Além disso, para quem quiser levar crianças, haverá um espaço kids, com cama elástica e piscina de bolinhas e contará com monitores.
Para Denilson, manter o Otacílio Rock Festival na ativa é uma grande honra, visto que outros da cena underground, a exemplo do Orquídea Rock Festival – que acontecia em Lages – não conseguiram ficar na ativa.
“Em meio a tantos festivais que nasceram, se tornaram grandes e morreram, a gente se sente muito feliz por conseguir se manter sem nenhum centavo de dinheiro público. A gente faz porque gosta, mas temos os pés no chão e sabemos até onde podemos dar o passo. O objetivo não é ganhar dinheiro, nós somos três organizadores e ninguém tira um centavo do festival. Tudo que a gente arrecada é para pagar o evento e o que sobra a gente guarda na poupança para o ano seguinte”, completa.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira
- 20h30 – Balboa’s Punch
- 21h30 – Pain Of Soul
- 22h40 – Raging War
- 23h50 – Conspiracy 666
- 1h – Tressultor
Sábado
- 11h – Workshop de Bateria com Carlos Fernandes (Khrophus) e João Afonso (Frade Negro)
- 13h – Jhonny Bus
- 14h – Rest In Chaos
- 15h10 – Spiritual Devastation
- 16h20 – Frade Negro
- 17h30 – Chaos Synopsis
- 18h40 – Posthumous
- 19h50 – Genocídio
- 21h – Whiplash
- 23h20 – Final Disaster
- 00h30 – Krucipha
- 1h40 – Carniça
- 2h50 – Angry
Domingo
- 9h30 – Xei/Sons in Black
- 10h30 – Silent Empire
- 11h40 – Witchestown
- 12h50 – Syn TZ
- 14h – Metal Gods
- 15h10 – Legado Frontal
- 16h20 – Hillbilly Rawhide