Geral
Operação veraneio contará com 55 militares da Serra Catarinense
Uma da maiores mobilizações para prevenção e segurança em Santa Catarina, a Operação Veraneio 2018/2019, começou na terça-feira (18) e vai durar 81 dias. Comumente, militares de Lages são convocados para trabalhar no Litoral nesta época do ano, e segundo o comando do 6º Batalhão de Polícia Militar, o comando estadual fez solicitação do contingente e serão enviados 37 policiais.
Eles viajam na quinta-feira (20). No 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, 18 militares lotados em Lages, São Joaquim e Rio do Sul vão se juntar ao grupo no Litoral. A expectativa do Estado é receber cerca de cinco milhões de turistas nesse período.
Para oferecer serviços essenciais, e, especialmente, um ambiente mais seguro para as férias de turistas e cidadãos catarinenses, a Operação Veraneio vem aprimorando a forma de atuação e preenchendo necessidades que se apresentam a cada ano.
Uma demonstração é a parceria com o Consulado e o Comando de Polícia de Missiones, na Argentina, que desde o ano passado facilita trâmites nas ocorrências envolvendo visitantes daquele país – que representam boa parte dos visitantes que veraneiam em Santa Catarina. Pela primeira vez, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), irá disponibilizar uma cartilha com informações em Espanhol.
A Operação Veraneio 2018-2019 será coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada, presidido pelo secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Junior. Além das polícias Civil, Militar e Rodoviária, Bombeiros, IGP e Detran, também atuarão de forma integrada às secretarias da Defesa Civil e da Justiça e Cidadania, além de Exército, Marinha, Aeronáutica, polícias Federal e Rodoviária Federal, bem como as prefeituras abrangidas por meio das guardas municipais.
Para os 81 dias de operações, as corporações terão forte apoio tecnológico. Pela primeira vez um sistema de inteligência analítica foi adotado pela SSP. A plataforma tecnológica permitirá acompanhamento em tempo real das ações de segurança em andamento. As autoridades terão acesso online para acompanhamento permanente via tablet e smartfone.
Aparato
61 dos 295 municípios catarinenses contarão com a operação
R$ 15 milhões foram investidos
9 mil profissionais de segurança pública
1000 guarda-vidas contratados
2 mi mil viaturas, sete helicópteros e três aviões, além de quadriciclos, motonáuticas e embarcações.