Conecte-se a nós

Entretenimento

Oficinas melhoram a qualidade de vida

Published

em

Lages, 28/06/2010, Correio Lageano

 


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lages (Apae), realiza, ao longo do ano, várias oficinas. Entre elas estão a de artesanato e culinária. Por meio dessas atividades, os alunos conseguem melhorar a expressão, coordenação motora, localização espacial, memória, autoestima e também diferenciar formatos geométricos.


Na oficina de artesanato, 22 alunos de duas turmas, produzem peças de madeira e bordado. Ao todo são 8 horas semanais de artesanato, onde são feitas caixas de presente, cestas de pão e café da manhã, flores de madeiras, porta-caneta, entre outros.


Os trabalhos são vendidos para os funcionários da Apae e também para algumas pessoas que já conhecem e encomendam. O valor arrecadado é usado para comprar materiais para às aulas e também para os alunos. “Compramos tinta, lixa, pincéis, guardanapos. Os alunos conseguem comprar tênis, abrigos e meias, com o valor dos seus trabalhos”, conta a professora de artesanato e pintura terapêutica Araci Vieira.


Ela observou que no início das aulas os alunos não conseguiam lixar e pintar, e que agora conseguem fazer com muita facilidade os trabalhos. “Tem aluno que já ajuda os colegas”, diz. O aluno Luciano Dresch, 32 anos, participa da oficina desde que foi implantada. “Eu gosto porque me passa tranquilidade”, conta ele, enquanto produz uma pasta para o dia dos pais. A diretora da Apae, Vera Silveira da Silva, salienta a importância da oficina na vida dos alunos. “Antes, alunos que não conseguiam nem falar, hoje conseguem vender o produto que fazem”, salienta.


Na oficina de culinária, a professora Eliana Aparecida Palhano de Souza, ensina a fazer pães, bolachas, bolos e salgadinhos. “Além de ajudá-los a desenvolver suas habilidades, também ajuda na preparação para o mercado de trabalho”, ressalta. Maurício Rosa Silva Mota (23), diz que a oficina o ajudou a melhorar a coordenação motora e a memória.

 

 

Foto: Deise Ribeiro

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: