Geral

Obras do Calçadão Túlio Fiúza serão entregues em seis meses  

Published

em

As obras devem se estender por seis meses Foto: Bega Godóy

As obras que começaram há 20 dias no Calçadão Túlio Fiúza de Carvalho, em Lages, compreendem a terceira etapa da revitalização do Centro da cidade. As ações que exigem intervenção total, com o fechamento para pedestres, são executadas nos finais de semana. Este sistema foi adotado para reduzir, ao máximo, o impacto junto ao Comércio e Serviços. A previsão  para conclusão é de cerca seis meses.

O projeto de execução foi apresentado, mas não em 3D. Porém, a construção atenderá aos usuários e comerciantes, garante o secretário de Obras, João Alberto Duarte. “O espaço vai atrair visitantes e contribuir com os comerciantes e usuários. Será uma extensão do Calçadão João Costa, ao menos na parte de baixo. Será mais um local na cidade para acomodação e descanso, cheio de bancos, mesas de jogos e jardinagem”, explica. 

Orçada em R$ 13 milhões, com recursos do Governo do Estado, a revitalização do Centro teve início em 2014, com a instalação da rede de cabeamento subterrâneo. Depois ocorreu a revitalização da Praça João Costa.

A etapa atual, além das obras na Praça João Ribeiro e a da Catedral, no Túlio Fiúza, contempla a substituição do piso pelo mesmo basalto utilizado na Praça João Costa. Também serão executadas a drenagem, a instalação de iluminação em LED, colocação de bancos e paisagismo.

O nível das calçadas será mantido nos padrões atuais, atendendo às normas de acessibilidade. Assim, o acesso à parte superior do calçadão ocorrerá  pelas extremidades da praça e por uma rampa central.

Diferentemente do que aconteceu durante as obras nas praças João Costa e João Ribeiro, o Túlio Fiúza não está completamente interditado. Apenas os locais onde a obra está em andamento ficam fechados 

Além da troca de todo o piso por basalto, os espaços  estão sendo recuperados e, em alguns casos, a tubulação é substituída integralmente para comportar maior vazão de água. Quanto aos postes, serão retirados e substituídos. A fiação será subterrânea, a exemplo do que foi feito na Rua Correia Pinto.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com