Geral
Obama diz que maior prioridade é ‘salvaguardar a recuperação’ econômica
Washington, 18/06/2010, (EFE)
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que a maior prioridade na cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países ricos e os principais emergentes) que se reunirá em Toronto os próximos dias 26 e 27, é "salvaguardar e fortalecer a recuperação" econômica.
A Casa Branca distribuiu nesta sexta-feira o texto de uma carta de duas páginas e meia que Obama enviou aos chefes de Estado e de Governo que estarão presentes nas reuniões do Grupo dos Oito (G8, que reúne os principais países ricos e desenvolvidos), de 25 e 26 de junho, e na do G20.
"Quando nos reunimos em Londres em abril de 2009 encarávamos a pior crise financeira e econômica mundial desde os anos 30", sustentou Obama. "E atuamos com rapidez e medidas agressivas sem precedentes para estimular a demanda e reparar nosso sistema financeiro".
"Deu resultados", acrescentou. "Em Toronto nos reuniremos em momentos de novos desafios para a economia global. Devemos atuar juntos para fortalecer a recuperação. Devemos comprometer-nos a restaurar as finanças públicas e devemos completar o trabalho de reforma financeira".
Segundo o presidente americano, "a recuperação global forte e sustentável precisa ser construída sobre uma demanda global equilibrada".