Variedades
O centenário de Clarice Lispector
A escritora e jornalista brasileira Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1925. Se naturalizou brasileira, estudou Direito, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e atuou como tradutora. Se estivesse viva, completaria 100 anos.
Clarisse escreveu oito romances e diversas crônicas, contos e literatura infantil. Ela teve destaque como uma das maiores escritoras da terceira fase do modernismo brasileiro. Suas obras lhe renderam diversos prêmios, como o Graça Aranha. “A Hora da Estrela” foi seu último romance, publicado em vida.
De personalidade singular e forte, pouco se importava com as críticas. “Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada… Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro…”
A escritora faleceu no Rio de Janeiro, no dia 9 de dezembro de 1977, um dia antes de seu aniversário, vítima de câncer de ovário. Seu corpo foi sepultado no cemitério Israelita do Caju.
Durante o mês de dezembro, é comemorado o seu centenário. As comemorações serão marcadas com reedição de várias obras da escritora, com capa e conteúdo inéditos.
Segundo o site Agência do Rádio, as primeiras que serão relançadas pela editora Rocco são Perto do ‘Coração Selvagem’ (1943), ‘O Lustre’ (1946) e ‘A Cidade Sitiada’ (1949).
O projeto gráfico é assinado pelo designer Victor Burton. As obras vão ter recortes de telas feitas por Clarice. Os textos de contracapa e orelhas são de especialistas nas obras de Clarice, como Nádia Battella Gotlib, Clarisse Fuklman e Benjamin Moser.