Variedades

Exposição resgata história de patrimônios da Coxilha

Published

em

Fotos: De Lajens A Lages/Divulgação

Sem pretexto algum, apenas para conhecer, em abril deste ano, alunos da 7ª fase de Arquitetura e Urbanismo, do Centro Universitário Unifacvest, tiveram seu primeiro contato com a Fazenda Cajuru, na Coxilha Rica (SC), uma das mais acessíveis. 

Mas a partir de um projeto proposto por professores do curso, em cartografar um mapa com tema livre, os alunos Ana Clara, Scheila e Andrigo deram continuidade às visitas nas fazendas da Coxilha, buscando mais informações para a produção do trabalho. “Já era uma vontade nossa conhecer as fazendas da Coxilha Rica, sendo assim, aproveitamos e transformamos em mapa”, comenta o aluno Andrigo.

Com o intuito de trazer o conhecimento para a população e a valorização do patrimônio histórico, durante seis meses, os acadêmicos produziram fotos das fazendas, buscando informações de quilometragem, data de fundação e suas histórias. 

“Nós, como lageanos, vimos que não tinha nada relacionado a isso. Como referência, usamos o livro do Fabiano Teixeira, lá tem um mapa montado. Foi pensado em remontar esse mapa, com os km, a qualidade da estrada para chegar até lá, que fizemos o projeto.” ressalta a estudante, Ana Clara.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Durante a realização deste trabalho foram responsáveis por tudo, inclusive a gasolina do carro. E contando com auxílio de proprietários das fazendas para chegar aos demais destinos. Apontam que sua maior dificuldade é a situação em que se encontram as estradas.

Num total de 16 fazendas visitadas, concluíram seu trabalho, contando com o patrocínio dos professores, para as impressões. O material ficou exposto para toda a comunidade no hall da universidade, durante o mês de outubro.

Próximo passo dos acadêmicos é finalizar suas visitas às fazendas, e logo seguir contando histórias dos monumentos históricos em Lages, para que não passe despercebido, disponibilizando esse conhecimento para toda a comunidade.

A exposição se encerra nesta terça-feira (10) na Câmara dos Vereadores, mas da continuidade do dia 5 a 28 de janeiro no Lages Garden Shopping. Também na página do Facebook de Lajens A Lages, publicações não só das exposições, mas também de lugares e suas histórias.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com