Conecte-se a nós

Notícias

Número de mortos em atentado na Turquia sobe para 6

Published

em

Istambul, 22/06/2010, (EFE)

 

Seis pessoas morreram e 12 ficaram feridas no atentado cometido nesta terça-feira em Istambul contra três ônibus que transportavam pessoal militar.

 

Segundo veículos de comunicação turcos, o número de mortos subiu de quatro para seis após o falecimento de dois dos feridos.

 

Cinco das vitímas fatais são soldados e a sexta é uma adolescente de 17 anos, filha de um oficial que estava sendo levada ao colégio pelo pai.

 

O ataque tinha como alvo os veículos militares que transportavam militares e familiares de suas casa para o trabalho e a escola.

 

Huseyin Avni Mutlu, governador de Istambul, informou nesta terça que o atentado ocorreu às 7h35 locais (1h35 de Brasília).

 

Segundo o governador, a bomba foi colocada ao lado de uma estrada e foi detonada por meio de um controle remoto durante a passagem do terceiro ônibus.

 

"Ninguém foi detido até agora e nenhuma organização reivindicou o ataque", disse Mutlu, ao lembrar que há duas semanas um ônibus da Polícia foi atacado na mesma região.

 

O ataque desta terça ocorreu depois que o ilegal Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) atacou várias posições militares no sudeste da Turquia nos últimos dois meses e ameaçou cometer atentados contra cidades na parte ocidental.

 

Duas delegacias foram atacadas na noite de segunda na província de Diyarbakir, deixando um soldado morto e outros dois feridos.

 

No final de semana passado, 30 pessoas morreram, 12 delas soldados e o resto, rebeldes do PKK em confrontos armados.

 

Mais de 40 mil pessoas morreram em choques armados entre as forças de segurança e o PKK desde 1984, quando o movimento pegou em armas para reivindicar mais autonomia para os 12 milhões de curdos que vivem na Turquia.

Foto: (EFE)

Compartilhe

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais