Geral
Número de mortos em atentado na Turquia sobe para 6
Istambul, 22/06/2010, (EFE)
Seis pessoas morreram e 12 ficaram feridas no atentado cometido nesta terça-feira em Istambul contra três ônibus que transportavam pessoal militar.
Segundo veículos de comunicação turcos, o número de mortos subiu de quatro para seis após o falecimento de dois dos feridos.
Cinco das vitímas fatais são soldados e a sexta é uma adolescente de 17 anos, filha de um oficial que estava sendo levada ao colégio pelo pai.
O ataque tinha como alvo os veículos militares que transportavam militares e familiares de suas casa para o trabalho e a escola.
Huseyin Avni Mutlu, governador de Istambul, informou nesta terça que o atentado ocorreu às 7h35 locais (1h35 de Brasília).
Segundo o governador, a bomba foi colocada ao lado de uma estrada e foi detonada por meio de um controle remoto durante a passagem do terceiro ônibus.
"Ninguém foi detido até agora e nenhuma organização reivindicou o ataque", disse Mutlu, ao lembrar que há duas semanas um ônibus da Polícia foi atacado na mesma região.
O ataque desta terça ocorreu depois que o ilegal Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) atacou várias posições militares no sudeste da Turquia nos últimos dois meses e ameaçou cometer atentados contra cidades na parte ocidental.
Duas delegacias foram atacadas na noite de segunda na província de Diyarbakir, deixando um soldado morto e outros dois feridos.
No final de semana passado, 30 pessoas morreram, 12 delas soldados e o resto, rebeldes do PKK em confrontos armados.
Mais de 40 mil pessoas morreram em choques armados entre as forças de segurança e o PKK desde 1984, quando o movimento pegou em armas para reivindicar mais autonomia para os 12 milhões de curdos que vivem na Turquia.
Foto: (EFE)