Conecte-se a nós

Notícias

Novo presidente filipino mistura velhos e novos rostos em seu gabinete

Published

em

Manila (Filipinas), 29/06/2010, (EFE)

O presidente eleito das Filipinas, Benigno Aquino, revelou nesta terça-feira a composição de seu Governo, que definiu como "uma mistura de velhas e novas caras" que o ajudarão a cumprir suas promessas de mudança para o país.

 

Aquino, que nesta quarta substituirá Gloria Macapagal Arroyo para se transformar no 15º presidente das Filipinas, assegurou que sua primeira ação será diagnosticar o país.

 

"Estas são as pessoas que se comprometeram na filosofia que os problemas neste país podem ser resolvidos, que têm a energia e o compromisso para sacrificarem-se e fazerem o necessário para realizar as mudanças que o povo necessita", indicou o filho da antiga presidente Corazón Aquino.

 

A equipe formada pelo novo líder inclui vários membros do Governo de Arroyo que renunciaram em 2005 após um escândalo que vinculava à presidente com uma fraude eleitoral, e a Alberto Romulo, que continuará à frente da pasta de Assuntos Exteriores.

 

Os novos ministros de Finanças, Cesar Purisima, e Orçamentos, Florencio Abad, são dois membros daquele gabinete de Arroyo.

 

Para o ministério do Planejamento Socioeconômico foi designado o economista e catedrático Cayetano Paderanga. Leila de Lima foi nomeada secretária de Justiça, com a missão de recuperar a independência do Poder Judiciário.

 

Entre os rostos novos figuram o empresário Alberto Lim, que será o responsável pelo Turismo, o executivo Gregory Domingo, quem dirigirá os assuntos de Indústria e Comércio, e José Rene Almendraz, presidente de uma companhia de tratamento de águas e escolhido para o cargo de ministro da Indústria.

 

Aquino escolheu o general aposentado Voltare Garmin para dirigir o Ministério da Defesa, e deixa temporariamente vazia a pasta do Interior, que ele mesmo administrará interinamente.


Foto: (EFE)

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: