Essencial

Neste Dia das Crianças, dê um livro

Published

em

Foto: Freepik/Divulgação

Brinquedos são essenciais para o desenvolvimento psicomotor de uma criança, mas, acima disso, ainda estão os livros. Na última pesquisa Retratos da Leitura, realizada pelo Instituto Pró-Livro, em 2016, estima-se que os estudantes brasileiros devem demorar mais de 260 anos para atingir a qualidade de leitura dos alunos de países desenvolvidos. 

A situação se agrava quando se trata de comunidades que nem ao menos têm o básico da alfabetização. Por isso, neste Dia das Crianças, incentive a leitura. Pode ser comprando um livro para os filhos, doando um livro para uma criança em vulnerabilidade social, ou até mesmo lendo para os pequenos, o que já fará a diferença. O Essencial sugeriu algumas obras da Editora Intrínseca, do infantil ao infanto-juvenil:

Ada Batista, cientista_ Com graça e desenvoltura, a Coleção Jovens Pensadores reúne o primoroso estilo de Andrea Beaty e as belas ilustrações de David Roberts para contar histórias de crianças corajosas que começam a descobrir suas aptidões e a desbravar o mundo. Em Ada Batista, cientista, todos vão se inspirar e se divertir com Ada, uma garotinha tímida e questionadora que faz da curiosidade sua maior aliada.

Paulo Roberto, arquiteto_ Já no segundo livro da Coleção Jovens Pensadores, vamos conhecer um menino ousado e criativo, com talento para elaborar as construções mais inusitadas. Leitores de todas as idades vão se surpreender com a dedicação de Paulo, além de se emocionar com seus primeiros passos nessa jornada de amadurecimento e autodescoberta. 

Stranger Things, raízes do mal_ Para os fãs da série Stranger Things, fica uma boa dica para expandir o universo do mundo invertido, neste livro. A obra se aprofunda na trama e volta no tempo para explicar como a mãe de Onze, Terry Ives, conheceu o terrível cientista Martin Brenner, e a relação deles com a número Oito, também.

O caso da Mansão Deboën: Uma narrativa que celebra a nostalgia dos anos 1990, a amizade e os fantasmas (reais ou não) que precisamos enfrentar para superar maldições e maus agouros, o livro une doses do terror consagrado por H.P. Lovecraft ao humor sagaz das clássicas histórias de detetives juvenis, popularizadas por produções como Scooby-Doo.

Coleção Pipoquinha: Clássicos infanto-juvenis do cinema em três obras especiais: Esqueceram de Mim; De Volta Para o Futuro; e E.T. O Extraterrestre. Ilustrados por Kim Smith, os livros revisitam esses ícones da cultura pop, que por anos fizeram parte das Sessões da Tarde e, até hoje, cativam dos mais novos aos mais velhos.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta