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Nem Procon consegue contatar a Tim

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Alguns clientes que precisaram resolver problemas, não conseguiram contatar a Tim nem pelos canais do Procon - Foto: Correio Lageano

Nos últimos dias, quem procurou o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Lages para solicitar atendimento por problemas com a operadora de telefonia, não conseguiu ser atendido. Isso porque, nem mesmo o Procon – que geralmente tem contato direto com as empresas – conseguiu contatar a Tim para atender às demandas dos clientes.

Uma consumidora, que preferiu não se identificar, conta que tem enfrentado problemas para mudar a titularidade de uma conta de celular há alguns anos, mas como não havia urgência, sempre deixava para resolver depois.

O tempo passou e, mesmo após vários pedidos abertos, nenhuma solução foi apresentada. Porém, no final de novembro, comprou um novo aparelho de celular e precisava fazer um procedimento junto à operadora para validar a conta.

Como os atendentes da loja onde fez a compra não conseguiram solucionar o problema, apesar de terem usado todos os canais disponíveis a eles, a consumidora decidiu procurar o Procon.

“Quando cheguei lá descobri que o Procon também não estava conseguindo ligar pra Tim. Fui lá quatro vezes. Eles me deram outra opção, que é mandar uma carta, mas decidi que vou entrar na justiça, porque o meu problema é antigo e sem solução. No meu caso, a falta de resolução não está acontecendo só porque a gente não está conseguindo ligar pra operadora nesta semana”, conta.

O diretor-administrativo do Procon em Lages, Henrique Velho, explica que o sistema da Tim esteve instável e que, por ao menos seis dias, o órgão não conseguiu contatar a operadora.

Nestes casos, o cliente é orientado a abrir a reclamação por meio de uma carta de investigação preliminar (CIP) – alternativa para os casos em que não é possível fazer contato telefônico com qualquer empresa.

“Não conseguimos nenhum contato, tentamos até mesmo dos nossos telefones particulares, mas não conseguimos. A alternativa que demos para os reclamantes foi fazer o contato tradicional, via correio. Algumas pessoas concordaram, mas outras não”, comenta, destacando que alguns clientes afirmaram que acionarão a Tim judicialmente, como é o caso da consumidora citada anteriormente.

Henrique também explica que não é incomum as operadoras de telefonia (seja a Tim ou outras) ficarem sem contato por seus canais telefônicos. Por isso, existe a possibilidade de o reclamante usar outros meios para informar sua reclamação, seja com a CIP (que pode ser feita pelo Procon) ou judicialmente (iniciativa particular, que pode ou não ser tomada pelos clientes). “É importante destacar que o Procon nunca deixa de atender aos reclamantes, a gente oferece alternativas e cabe a eles acolher ou não.”

Por e-mail a assessoria de imprensa da Tim informou que o canal 0800 de contato direto da operadora com o Procon voltou a funcionar normalmente. “Na última semana, houve um pouco de fila devido aos Mutirões de Renegociação de Dívidas. Mas o canal está funcionando normalmente agora”, disse a empresa, em nota.

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