Geral

Na retrospectiva de novembro, você pode relembrar vários eventos

Published

em

Pacientes ficam internados na emergência do HNSP, como se estivessem em um leito de UTI. Foto: Susana Küster/Arquivo CL

4/11 – Meia Maratona de Lages é marcada pela superação

Cerca de 2 mil corredores percorreram a Meia Maratona de Lages, com largada e chegada em frente à Catedral Diocesana de Lages, no centro da cidade. O trecho poderia ser de 5 km, 10 km ou 21 km. Além de atletas que correram para conquistar um dos lugares mais altos do pódio, outros usaram a Meia Maratona como preparação para futuras competições. Há também, centenas de pessoas que percorreram as principais ruas e avenida de Lages só pelo prazer da prática esportiva. O Correio Lageano foi parceiro do evento. 

Competição envolveu cerca de 2 mil corredores. Crédito: Patrícia Vieira/Arquivo CL


5/11 – Falta de leito na UTI prejudica saúde dos pacientes 

36 leitos de UTI para atender mais de 300 mil pessoas. Esses são os números que os três hospitais de Lages têm para administrar diariamente, já que atendem moradores dos 18 municípios da Serra Catarinense. Apesar de estar dentro dos parâmetros definidos pela Organização Mundial da Saúde, que recomenda um leito para cada 10 mil habitantes, a quantidade está longe de atender a demanda.

O problema é que Lages é polo macrorregional de saúde e atende pessoas do Meio Oeste e até do Alto Vale do Itajaí, somando praticamente um milhão de habitantes, situação que põe por terra qualquer cálculo das instituições de saúde. Não é raro ver pessoas internadas na Emergência do Nossa Senhora dos Prazeres com uma estrutura de UTI, já que não há leito disponível.


6/11 – Justiça aumenta pena contra Elizeu Mattos

A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina aumentou de 24,7 para 31,7 anos a condenação contra o ex-prefeito de Lages, Elizeu Mattos, do MDB. A punição é uma das maiores já impostas pela Justiça catarinense em casos de crime de corrupção por agente público. Sua prisão foi decretada, porém, em dezembro, ele recebeu habeas corpus.

Elizeu foi alvo da Operação Águas Limpas, que apurou um suposto esquema de corrupção na Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), em 2014. Ele foi acusado de receber propina da empresa Viaplan Engenharia, que prestava serviços ao município na área de saneamento. Na época, além de ser preso, ele também foi afastado do cargo de prefeito. Outras pessoas, incluindo empresários e funcionários públicos, foram alvos do processo.


9 e 10/11 – O glúten encarado como veneno pelo organismo

Imagina entrar em um supermercado e ter que ler os rótulos de todos os produtos para checar se têm glúten ou não. Ou ser convidado para ir a um restaurante e precisar levar marmita. Ao viajar, levar panelas e alimentos para conseguir se alimentar sem passar mal. Assim é a rotina de uma pessoa celíaca, uma doença autoimune genética que desencadeia outras enfermidades se o indivíduo continuar comendo glúten. 

Encontrado no trigo, cevada, aveia, malte e centeio, o glúten é uma proteína presente em vários tipos de alimentos, bebidas, cosméticos e até em remédios. Por isso, pessoas com doença celíaca precisam estar atentas aos rótulos do que consomem. Mais do que isso, não podem ingerir nada preparado em locais com utensílios que tiveram contato com glúten, o que se chama de contaminação cruzada.  


13/11 – Crianças e adolescentes terão dois locais para atendimento

A partir de 14 de janeiro de 2020, os atendimentos às crianças, em Lages, acontecerão em dois locais: na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Infantil Seara do Bem. O primeiro para casos ambulatoriais e o outro para urgência e emergência. Assim como outras especialidades, o hospital também deve oferecer o atendimento pediátrico para que o Ministério da Saúde repasse os recursos financeiros mensais referentes às especialidades.


14/11 – MP quer saber a causa do adensamento na SC-114

O Ministério Público (MP) de Santa Catarina instaurou um inquérito civil para saber o que provocou o adensamento (danos na pista) no KM 293, da SC-114, entre os municípios de Painel e São Joaquim, na Serra Catarinense. O local está danificado há mais de dois anos. A licitação para o conserto do trecho já foi realizada, mas o MP e o Governo do Estado querem saber o que aconteceu, antes das obras iniciarem.

Quando o defeito surgiu, o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), declarou que o problema foi provocado por conta de escavações ilegais em uma cascalheira que funcionava nas proximidades, sem licença. Uma infiltração de água oriunda da encosta da estrada teria contribuído para o escorregamento de parte da terceira pista.


25/11 – Novo calçadão da Praça João Costa é inaugurado

Os tapumes que cercavam o calçadão da Praça João Costa, no Centro de Lages, sumiram e quem se espichava para espiar o que estava sendo feito na revitalização do espaço foi surpreendido. Depois de 13 meses de reforma, a obra foi inaugurada e a população lotou a praça. O piso agora é de pedra basalto; o chafariz é aberto, as águas saem do chão e funciona no ritmo da música; tem um parque infantil e Academia da Terceira Idade; há um palco de 13 metros de comprimento que fica nos fundos da praça e atrás está o Centro Cultural Aristiliano Ramos; há um espaço na lateral de praça para a PM, banheiros, sala de artesanato e para um futuro café.

Calçadão possui agora um chafariz com águas saindo do chão. Foto: Susana Küster/Arquivo CL


29/11  – CL homenageia longevidade das empresas

Cinquenta e cinco empresas da Serra Catarinense foram homenageadas, no Serrano Tênis Clube, em Lages, ao receberem o troféu do Prêmio Empreendedor José Paschoal Baggio, cinco delas na categoria empresa destaque e as outras 50 pela maior arrecadação de ICMS adicionado, de acordo com ranking da Receita Estadual.

O aniversário de 80 anos de fundação do Correio Lageano motivou o tema da 21ª edição do prêmio: a longevidade empresarial. A diretora do jornal, Isabel Baggio, aproveitou para falar sobre as mudanças econômicas que a região enfrentou desde a primeira edição do Prêmio Empreendedor, no fim da década de 1990. 

Prêmio Empreendedor ocorreu no Clube Serrano e homenageou empresários. Foto: Susana Küster/Arquivo CL

clique para comentar

Deixe uma resposta