Geral
Museu Histórico Thiago de Castro mostra seu acervo pela internet
Externar através de visitas guiadas o acervo do Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC) – que ostenta desde utensílios domésticos e médicos do fim do século XVIII, passando por lanças, artigos indígenas, objetos do tropeirismo, até um dos maiores acervos documentais do país – é um dos objetivos da equipe do museu. No entanto, com o decreto de isolamento social e o fechamento temporário de espaços públicos por conta da pandemia do novo coronavírus, o museu e outros equipamentos culturais administrados pela Prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural (FCL) tiveram que fechar suas portas.
Assim como os instrutores e alunos do Programa Lages Melhor e da Escola de Artes Elionir Camargo Martins – também gerenciados pela FCL – que estão tendo aulas pela internet, o pessoal do museu procurou uma forma de não perder o contato com o público que não pode sair de casa.
Vídeos mostrando o interior do museu e um pouco da história estão sendo publicados no canal do YouTube da Fundação Cultural. “Já temos dois episódios publicados, neles contamos um pouco da história dos nossos patronos e dos nossos espaços dentro do museu”, explica o auxiliar administrativo, Paulo Guasselli.
Segundo o superintendente da FCL, Giba Ronconi, são ações que se somam às atividades de outros equipamentos culturais da Fundação que podem usar a internet como meio. “Nossos instrutores de artes do Programa Lages Melhor e da Escola de Artes já estão desenvolvendo seus programas através de aplicativos, a biblioteca pública mantém seus leitores atualizados com sugestões e dicas pelas redes sociais e agora o pessoal do museu publica um pouco da história e do seu acervo no YouTube”, diz.
Para acompanhar os capítulos sobre o Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC) basta acessar o canal da Fundação Cultural de Lages no YouTube.
Por Fabrício Furtado/PML