Coronavírus

Mulheres produzem máscaras, trocam por alimentos e doam à carentes

Published

em

O valor da máscara é um 1kg de alimento que será destinado a famílias carentes  Foto: Marcela Ramos

O avanço do novo coronavírus trouxe, além do caos, o espírito de solidariedade, pois diversas entidades iniciaram projetos sociais, como produção de álcool, jalecos, máscaras, cestas básicas, dentre outros itens que se tornaram essenciais em meio a esta pandemia. 

E foi com o mesmo pensamento de solidariedade que 14 mulheres, da Igreja Comunidade Cristã de Lages, se propuseram a produzir máscaras com um sistema de troca, onde todos são beneficiados. É a máscara em troca do alimento. 

A secretária da igreja, Isabel Cristina Muniz, se tornou a coordenadora do projeto, e é na garagem da casa dela que o material é confeccionado.

A produção começou às 8 horas de segunda-feira (6) e, segundo Cristina, por dia é produzida uma média de 250 máscaras. Até agora já foram entregues, aproximadamente, 400 unidades.

O valor do produto é 1 quilo de alimento não perecível. O alimento arrecadado é destinado para ajudar famílias carentes. 

“Devido  ao momento difícil pelo qual estamos passando, nós do grupo de célula da igreja aqui do Bairro Jardim Panorâmico, oramos e se comunicamos por telefone. Percebemos ue várias mulheres sabiam costurar, outras tinham tecidos e materiais que poderíamos   confeccionar máscaras, afim de trocar por alimento para doação. Esse projeto tem sido muito gratificante, pois todos os colaboradores envolvidos estão bastante empenhados e várias pessoas da comunidade também estão auxiliando de várias formas”, conta Isabel. 

A voluntária relata que elas se dividem em turnos para não provocar aglomeração no local de trabalho e, em alguns dias, um turno não dá conta da demanda que é muito alta. A solução foi trabalhar até de madrugada. 

“Começamos com apenas duas, mas o grupo foi aumentando. Algumas costureiras fazem uma parte em casa e trazem para fazermos a outra parte. Durante o feriado vamos trabalhar o dia todo para produzir mais máscaras para atender as pessoas que estão pedindo”, explica. 

O trabalho se tornou prazeroso e em meio uma ideia de solidariedade, a qual gera esperança e conforto para muitas famílias carentes, o grupo de mulheres resolveu dar continuidade ao projeto social, mesmo depois do caos da pandemia.

“Esse grupo de mulheres tem bastante desejo de estar servindo e usar seu talento. Queremos continuar com esse projeto social, que venha atender nossa comunidade em outras necessidades. Queremos dar o nome do grupo de “Mãos que fazem”, conclui. 

Para colaborar 

Se você pretende colaborar, seja trocando a máscara pelo alimento ou apenas doando o alimento, basta entrar em contato via telefone (49) 3222- 7626, instagram (_comlages) ou ir até a  Igreja Comunidade Cristã de Lages, na Rua Hercílio luz, 400, no Centro em Lages. O escritório está aberto no período vespertino.

clique para comentar

Deixe uma resposta