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Muitas promessas e pouca ação na rodovia SC-370

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Sem asfalto e com as curvas fechadas, veículos têm dificuldade para trafegar na Serra do Corvo Branco - Fotos: Núbia Garcia

A SC-370 é uma das principais rodovias de acesso ao município de Urubici, na Serra Catarinense. Apesar de ser uma importante rota para o escoamento da produção agrícola local e para o deslocamento de turistas e moradores de municípios próximos, a rodovia ainda não é completamente pavimentada. A Serra do Corvo Branco, que compreende cerca de 9,7 quilômetros e faz ligação com Grão Pará, é parte desta rodovia.

Sem asfalto e com a manutenção precária, a SC apresenta problemas de trafegabilidade. Em dias de chuva, até carros pequenos enfrentam dificuldades para subir a Serra. No trecho de 32 quilômetros que liga Urubici a Rio Rufino, mesmo em dias de sol, há água empoçada na pista.

No sentido Oeste, a rodovia faz ligação com Rio Rufino, Urupema, Painel e BR-282. Seguindo pela SC-370, apesar de não ter asfalto, o trajeto até a BR-282 tem nove quilômetros a menos e o motorista evita trafegar pelos 25 quilômetros da Serra do Panelão (um trecho sinuoso, formado por muitas curvas acentuadas, o que reduz significativamente a velocidade e, consequentemente, aumenta o tempo da viagem). Quando o destino final é Urupema, a redução no trajeto é ainda maior: pela SC-370 são 51 quilômetros de distância; pela BR-282, 89 quilômetros.

No sentido Sul, a ligação é com Grão Pará, Braço do Norte, Gravatal, Tubarão, de São Ludgero, Orleans, Urussanga, Cocal do Sul e Criciúma. Pelo Corvo Branco, são 140 quilômetros até Criciúma e 105 quilômetros até Tubarão. Quando este trecho da rodovia está interditado e o motorista precisa ir até a Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, as distâncias aumentam em 20 e 100 quilômetros, respectivamente.

A ex-vereadora de Urubici, Mariza Costa, é uma das lideranças locais que cobra melhorias para a SC-370. Segundo ela, o asfaltamento da rodovia seria a melhor forma de resolver os problemas, oferecendo uma nova e segura rota, não apenas para turistas e moradores, mas também para o escoamento da produção agrícola.

“Nosso sonho é que esta rodovia seja a principal ligação entre o Sul do Estado e o Planalto [Serra Catarinense]. O motorista que vem do Sul, pode subir a Serra do Corvo Branco, passa por Urubici, vai a Rio Rufino e já sai na BR-282”, avalia.

Turismo

Urubici é um dos principais destinos turísticos da Serra Catarinense e as lideranças locais defendem que a pavimentação completa contribuirá para agilizar a trafegabilidade entre os municípios da região. “A pavimentação não contribui apenas com o desenvolvimento de Urubici, mas também de toda a Serra”, comenta Mariza.

O casal Adriana Favarato, 47 anos, e Douglas Favarato, 49 anos, saiu de moto de Jundiaí, no interior de São Paulo, para conhecer Santa Catarina. Encantados com as belezas da Serra, estenderam a estadia na região.

“A gente sempre ouviu falar muito da Serra do Rio do Rastro e estávamos ansiosos para conhecer, mas quando chegamos a Urubici, soubemos de inúmeras outras atrações na região e decidimos conhecer. A Serra do Corvo Branco é linda”, conta Adriana.

Na visita ao Corvo Branco, o casal de Jundiaí encontrou outro casal de paulistas. Aline Pires, 39 anos, e Tiago Schimite, 31 anos, também viajavam de moto. Saíram de Ourinhos (SP) com destino a Urubici. Esta foi a quarta vez que passaram por Santa Catarina e, pela segunda vez, fizeram questão de visitar a Serra do Corvo Branco.

“O frio e as belezas naturais são incríveis. Viajando de moto, a cada curva temos uma experiência única,” diz Aline. Por estarem de moto, o quarteto não se arriscou em descer a Serra do Corvo Branco e admirou a paisagem do topo, descendo a pé apenas até a primeira curva.

Turistas que viajam de moto não se arriscaram em descer a serra pilotando e passearam a pé por este trecho da rodovia

Cotidiano

As belezas e os problemas da SC-370 não são sentidos apenas pelos turistas. Diariamente, moradores dos municípios próximos precisam driblar as dificuldades para trabalhar, estudar e, em especial, escoar a produção agrícola. Adriana Maciel, 36 anos, e Edson Fernandes, 44 anos, trabalham com transporte escolar. Eles moram em Rio Rufino e, diariamente, usam a rodovia para ir até Urubici.

“A estrada está em péssimas condições. Precisava ter manutenção com mais frequência ou ser asfaltada logo. Cerca de dois anos atrás, os alunos ficaram dias sem poder ir para a aula porque o ônibus não podia passar, de tão ruim que estava a estrada”, conta Adriana. O casal faz transporte escolar pelo local há 13 anos e, segundo eles, as condições da estrada pouco melhoraram neste período.

Adriana e Edson trabalham com transporte escolar e há 13 anos usam a rodovia com frequência

Cansado de ouvir promessas políticas a respeito da pavimentação, o produtor rural Valdemir Israel, 53 anos, não acredita que a SC-370 possa ser asfaltada tão cedo, mas defende que a manutenção deve ser intensificada, para garantir melhores condições aos moradores.

“Precisa é de uma reforma, com abertura de valas e dos bueiros que estão entupidos, para escoar a água. Tem locais que, se der uma pancada de chuva, a estrada fica alagada. Também é preciso uma boa camada de cascalho.”

Em sua propriedade, ele produz verduras, hortaliças e maçãs. As verduras e hortaliças são comercializadas em Criciúma, já a maçã é distribuída para todo o Estado.

“Às vezes, a gente deixa de cobrar um valor melhor pela hortaliça por causa da estrada. Uns anos atrás, estava tão ruim, que o pessoal [compradores] nem queria vir para cá. Se eles encontram mercadoria mais perto, onde a estrada é melhor, não vêm para este canto”, desabafa.

O produtor rural Valdemir não acredita que a SC-370 possa ser asfaltada tão cedo

Mais promessas

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria de Estado da Infraestrutura informou que Serra do Corvo Branco já teve uma parte recuperada. Porém, para a execução da pavimentação asfáltica do Lote 3 (referente à pavimentação de 1,1 quilômetro no trecho da comunidade de Ilha Grande, em Grão-Pará), a pasta está atualizando o projeto que viabilizará o processo licitatório da obra.

Na nota, a secretaria também informou que, paralelamente a isso, a Defesa Civil está desenvolvendo um plano de trabalho para obras de contenção de encostas na Serra do Corvo Branco e busca a obtenção de recursos federais para agilizar a ação e aumentar a segurança dos usuários da rodovia.

“A manutenção das rodovias estaduais está sendo realizada conforme planejamento de prioridades. São contemplados os serviços de tapa buracos, roçada e sinalizações horizontal e vertical. A SC-370, a qual compreende a Serra do Corvo Branco, recebe manutenção rotineira conforme cronograma da Superintendência Planalto, que é responsável por realizar os serviços nas rodovias estaduais de 27 municípios da região,” informa a nota.

De acordo com o superintendente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) em Lages, Ronaldo Cordeiro, dentro de três semanas deve ser iniciado um trabalho de manutenção na SC-370, que compreende limpeza de bueiros, drenagem superficial das saídas de água e patrolamento.

Ligações

A SC-370 é uma rodovia estadual, porém, os municípios mais próximos contribuem com a manutenção. De acordo com o prefeito de Rio Rufino, Thiago Costa, em março terminou um convênio entre o município e o Governo do Estado, no valor de R$ 39,9 mil, que teve duração de 18 meses e previa a aquisição de tubos, brita e combustível para manutenção, além da roçada.

Ainda em março, Costa protocolou na Casa Civil um novo projeto, solicitando R$ 100 mil a serem utilizados para a compra de brita e combustível para a manutenção da estrada. Porém, ainda não obteve retorno do Governo do Estado. “Como o convênio não existe mais, não posso fazer a manutenção. Sem o dinheiro é complicado, mas sem autorização, já que é uma rodovia estadual, eu infringiria a lei,” explica.

Várias partes da SC-370, no trecho que liga Urubici a Rio Rufino, têm água empoçada mesmo em dias de sol

O secretário da Administração e Fazenda da prefeitura de Grão Pará, Dione Heinzen, destaca que há vários anos a prefeitura dá suporte na manutenção da Serra do Corvo Branco. Segundo ele, em 2018 o município firmou um convênio com o Governo do Estado, que também se encerrou em março deste ano. Por meio deste acordo, a prefeitura recebeu R$ 50 mil e ficou responsável pelo serviço de máquinas e colocação de areião e pedra brita.

Ainda em março, foi anunciado que o convênio seria prorrogado até dezembro, contudo, a Prefeitura de Grão Pará aguarda o repasse de verbas por parte do Estado para dar continuidade aos serviços, que são executados no trecho da serra, até a divisa com Urubici.

“O problema da serra [do Corvo Branco], na verdade, é a drenagem. Precisa colocar tubulação e isso não está contemplado no convênio, mas a parte de manutenção a prefeitura está dando. Todo mês temos máquinas lá fazendo manutenção”, completa. Na sexta-feira (31), a reportagem tentou, mas não conseguiu entrar em contato com a prefeitura de Urubici, pois os responsáveis estavam em reunião ou viajando.

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