Geral

Morre Lédio Rosa de Andrade ex-desembargador de Santa Catarina

Published

em

Foto: Divulgação

Morreu na madrugada de terça-feira (29) o ex-desembargador Lédio Rosa de Andrade (60). Ele foi candidato ao Senado, pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Santa Catarina, nas eleições do ano passado.

O corpo será velado a partir das 16h na capela da funerária Recanto da Paz, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, e deverá ser cremado. Está programada também uma homenagem no local. Lédio morreu em casa, na Capital, estava com uma bactéria no coração, e estava em tratamento há mais de uma mês. Deixa esposa, três filhas e dois netos.

Foi o juiz mais jovem do Brasil aos 23 anos e dedicou mais da metade da vida à magistratura, inicialmente como juiz e depois como desembargador. Exerceu esta atividade em diversas cidades catarinenses.

Cursou graduação e especialização em Direto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na década de 1980. Doutor em Filosofia Jurídica, Moral y Política, pós-doutorado em Direito e doutorado em Psicologia Clínica e da Saúde, todos pela Universidad de Barcelona. Também era graduado em Psicologia e especialista em economia, pela Universidade do Sul de Santa Catarina

O PT-SC divulgou uma nota em que afirma que Lédio foi “um guerreiro, na magistratura lutou pela justiça social, inconformado com injustiças no ano passado filiou-se ao Partido dos Trabalhadores pelas mãos do Presidente Lula”.

O presidente estadual, Décio Lima, destacou que a vida dele foi pautada pela luta pela democracia e pelos valores humanistas, e sempre defendeu a igualdade e a justiça. “Estamos muito tristes, o Lédio vai, mas a luta dele fica, cabe a todos nos nesse momento assumirmos a suas indignações com o mundo”, destacou.

Segundo os companheiros de partido, Lédio estava confiante na recuperação. No dia 25 de janeiro enviou uma mensagem ao secretário de comunicação do PT-SC, Murilo Silva explicando a sua situação.

“Murilo, eu não vi a brincadeira da bactéria, Mas, meu estado é o seguinte: De fato a bactéria se instalou na válvula mitral do meu coração e causou um estrago na válvula e no meu estado geral. Como foi identificada a bactéria e já sabem qual é, estou sendo medicado e devagarinho estou voltado ao meu normal, eu estava em um estado deplorável, praticamente inercie, agora já estou normal, mas falta muito ainda. Neste momento é matar a bactéria, nesse ponto a luta está indo boa, e depois vamos ter de analisar o estrago que ela fez na válvula do coração para saber se é necessário uma cirurgia de troca ou não, mas isso não é tema que estejamos vendo neste momento, a luta é matar a bactéria. Esse é o meu quadro resumidamente sem por nem tirar nada. Abraço, obrigado pela solidariedade e pela preocupação dos companheiros e seguimos na luta”.

Durante a campanha para o senado em outubro de 2018, Lédio deu entrevista ao Correio Lageano.

clique para comentar

Deixe uma resposta