Geral
Moradores relatam tremores em Florianópolis e São João Batista
Atualização às 11h398
Na manhã desta sexta-feira (13), chegaram relatos de tremores no Norte e Sul da Ilha de Santa Catarina para a Defesa Civil de Florianópolis.
Logo que a Defesa Civil Estadual foi notificada, o coordenador Regional da Grande Florianópolis foi acionado para o monitoramento dos municípios da região. Em São João Batista também chegaram relatos do tremor.
Até o momento a situação está sendo averiguada. Logo que novas informações sejam repassadas, a Secretaria de Estado da Defesa Civil fará um novo comunicado.
Segundo publicou, nas redes sociais, o ConexãoGeoClima “as análises de órgãos competentes serão emitidas, mas até lá colocamos algumas causas abaixo do que pode ter provocado este tremor, exatamente para evitar criar-se teorias e gerar pânico desnecessário”.
O que pode ter causado o tremor:
No litoral de Santa Catarina não existe qualquer tipo de falha geológica que possa gerar um tremor de terra. O mais próximo fica na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, sendo que o mesmo não é “culpado” pelo tremor desta sexta-feira na costa de Santa Catarina. O tremor também não foi causado por uma possível borda de placa, mas possivelmente por fissuras ou acomodações de rochas. O tremor sentido no oceano, onde a densidade da água faz com que o peso sob a crosta terrestre seja maior. Uma simples acomodação de rocha pode gerar um tremor.
Fonte: Secretaria de Estado da Defesa Civil e ConexãoGeoclima