Geral

Moradores apresentam ofício com reivindicações ao Dnit

Published

em

Moradores do Bairro Bates cobram iluminação da passarela e travessia elevada para pedestres nas marginais - Foto: Núbia Garcia

Ao saber que a instalação da terceira passarela de pedestres da BR-282 – entre os bairros São Francisco e São Paulo – vai acontecer até o início de agosto, moradores do Bairro Bates apresentaram um ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), em Lages. Eles solicitam a conclusão da segunda passarela, localizada no KM 216 da rodovia, que atende à população deste bairro.

A estrutura física está pronta há cerca de 90 dias, contudo, esta passarela ainda não foi concluída, pois falta iluminação e a instalação de lombadas elevadas com faixa para travessia de pedestres nas marginais. De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Bairro Bates, Cláudio Luis de Sousa, moradores fizeram uma reunião e decidiram apresentar o ofício ao Dnit, porque estavam preocupados que a terceira passarela comece a ser construída, sem a conclusão da segunda.

“Quando se trata de obra pública, parece que eles [poder público] não têm interesse em resolver os problemas, vão empurrando e enrolando. Já estão anunciando outra obra, sendo que nem terminaram a anterior. A gente tá preocupado que comecem outra e não terminem a nossa [passarela]”, comenta.

De acordo com o chefe de serviços do Dnit em Lages, Ênio Spieker, a empresa Zanco, que é responsável pela instalação das cinco passarelas da BR-282, deveria ter executado a travessia elevada da passarela do Bairro Bates na última segunda-feira (1º). Porém, devido a chuva, o serviço não pôde ser executado. “Agora a empresa precisa se reprogramar e deve remarcar [a obra] para os próximos dias”, explica.

Sobre a instalação da iluminação, Spieker afirma que o processo é um pouco mais complexo, pois a Zanco precisa apresentar um projeto para a Prefeitura de Lages. Esta, por sua vez, deve aprovar o projeto para que, então, a Zanco possa solicitar a Celesc a ligação. “Para fazer a iluminação tem a parte burocrática junto a Celesc e a prefeitura. Provavelmente vão [Zanco] fazer das três passarelas junto”, comenta.

Construção das passarelas 

O contrato para a construção de cinco passarelas no trecho urbano da BR-282 em Lages, no valor de R$ 5,7 milhões, foi assinado em abril de 2017. O prazo inicial para a conclusão era outubro de 2018, mas precisou ser estendido e o novo prazo passou para dezembro deste ano.

A primeira, localizada no KM 206,5 da rodovia, no Distrito de Índios, foi concluída em junho do ano passado, mas também está sem iluminação. A segunda é a do Bairro Bates. A terceira será construída nas próximas semanas no KM 220,9, entre os bairros São Francisco e São Paulo.

As outras duas, ainda sem previsão para a instalação, ficarão localizadas nos quilômetros 218,8 (entre os bairros Frei Rogério e Passo Fundo) e no 217,4 (Rua Campos Salles).

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com