Geral

Modelo de ressocialização de presos em SC é apresentado nos EUA

Published

em

Foto: Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa/Divulgação

Considerado modelo na reabilitação social e econômica de presos no Brasil, o sistema prisional de Santa Catarina tem 6,5 mil presos trabalhando e outros 8,8 mil em alguma atividade educacional, sendo que destes 5,2 mil estão no projeto Despertar pela Leitura e outros 3,6 mil no Ensino para Jovens e Adultos (EJA). 

Por isso, o secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), Leandro Lima, está nos Estados Unidos como um dos convidados do Brasil para o International Visitor Leadership Program (IVLP), programa de intercâmbio profissional patrocinado e coordenado pelo Escritório de Educação e Cultura do Departamento de Estado norte-americano. Lima irá apresentar o trabalho de ressocialização de detentos no Estado. 

Um dos destaques do sistema prisional é o Fundo Rotativo, mecanismo que no ano passado resultou no retorno de R$ 24 milhões para os cofres públicos, valor totalmente reinvestido nas unidades. O Fundo Rotativo é uma espécie de indenização que o preso paga ao Estado, por meio do trabalho, que chamou a atenção das autoridades norte-americanas.

clique para comentar

Deixe uma resposta