Geral

Militar diz que batalhão não segue recomendações de prevenção à doença, comando nega

Published

em

Militares do batalhão de Lages durante obras de engenharia no Rio Grande do Sul Foto: 1º Batalhão Ferroviário/Divulgação

Um militar que atua no 1º Batalhão Ferroviário de Lages, e prefere não se identificar, denuncia que o comando desta unidade não está seguindo as orientações do Ministério da Saúde acerca das medidas preventivas para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19).

Em resposta, a unidade militar nega qualquer irregularidade e afirma que está adotando todas as recomendações do ministério.

De acordo com as denúncias, o contingente foi dividido, mas centenas de pessoas estariam dividindo turno e a ordem é para treinarem unidos, o que, acusa o militar, é um “cúmulo”.

Além disso, soldados estariam viajando para as obras do Rio Grande do Sul em ônibus lotados, e que, no local das obras, estariam ficando em alojamentos cheios, estando correndo riscos de contraírem a covid-19. 

“Se um soldado pegar o vírus, passará para uma grande quantidade de pessoas e para uma grande parte da população de Lages, já que ele dorme todos os dias em casa”, disse o militar.

Em nota de seu setor de Relações Públicas, o Batalhão Ferroviário disse que está seguindo as diretrizes emitidas pelo Comando Militar do Sul, com sede em Porto Alegre e que tem todas as Unidades Militares do Exército Brasileiro nos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul sob sua subordinação.

Entre as diretrizes, está a de que metade dos militares executem suas atividades no quartel na parte da manhã e metade na parte da tarde. Com isso, o objetivo é diminuir a quantidade de pessoas nas instalações do quartel.

A nota diz que a diretriz é continuar as operações militares de engenharia, autorizadas pelo Comando Militar do Sul, tomando todos os cuidados médicos preventivos necessários.

“Os militares que estão desdobrados na operação estão sendo acompanhados por equipe médica do Batalhão e estão internados nas instalações do destacamento, saindo para executar as suas missões e retornando para pernoite”.

Ainda segundo a nota, todos os militares do Batalhão, na sede e no destacamento da operação, estão sendo acompanhados diariamente por equipe médica própria.

“Importante destacar que o 1° Batalhão Ferroviário está em condições de contribuir com a missão constitucional do Exército Brasileiro e está em estreita coordenação com entidades públicas, a fim de que a região de Lages possa atravessar por esse momento de maneira sensata e coerente”.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com