Notícias

Milhares devem visitar cemitérios em Lages

Published

em

Ontem, Nilza Antunes do Amaral, de 80 anos, rezou  o terço em oferecimento para todas as almas - Fotos: Patrícia Vieira

Faltando dois dias para o Dia de Finados, a movimentação nos cemitérios públicos e privado de Lages, na Serra Catarinense, já é intensa. Milhares de pessoas deverão visitar os locais durante o fim de semana para homenagear seus entes queridos que já morreram.

Na quarta-feira (30), muitas pessoas ainda estavam indo aos cemitérios Cruz das Almas e Nossa Senhora da Penha para fazer a limpeza dos túmulos. Outros, para sentirem-se mais próximos do familiar.

A aposentada Nilza Antunes do Amaral, de 80 anos, moradora de Lages, faz sua caminhada matinal todas os dias. Quarta, devido à proximidade da data, aproveitou para ir ao Cruz das Almas para rezar o terço em oferecimento a todas as almas.

As irmãs Fátima Deitos, de 67 anos, e Regina Bassoli, de 54 anos, explicaram que nos anos anteriores faziam a limpeza do túmulo da família com pelo menos uma semana de antecedência, porém, como nesta época do ano é alta a incidência de temporais, com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, e acaba sujando, deixaram para fazer nesta semana.

“O túmulo onde meu avô e meu pai estão sepultados é baixo, e com a chuv, a sujeira que vem com água fica acumulado”, justifica Fátima, que também deverá visitar o local no Dia de Finados. “ Aqui, de alguma maneira, me sinto mais próximo dos meus familiares”, disse Regina.

As irmãs, Fátima Deitos e Regina Bassoli fizeram a última limpeza e pintura no túmulo de seus familiares Cruz das Almas

Horários para o Dia de Finados

A Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, estabeleceu os horários de atendimento nos cemitérios público, para as celebrações e homenagens do dia 2 de novembro. 

Estarão abertos na sexta-feira (2) e no domingo (3), das 8 às 19 horas, sem fechar ao meio-dia. Além disso, no sábado, serão realizadas as duas celebrações no Cruz das Almas, no Bairro Santa Rita, às 8h e às 9h, às 8h30 no Nossa Senhora da Penha, e às 9h no Cemitrio Municipal da Paz, no Guarujá 

Ainda de acordo com o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Eroni Delfes Rodrigues, a equipe do Cemitério Nossa Senhora da Penha auxiliará no transportes de  idosos, portadores de necessidades especiais e gestantes, durante do dia 2.

Enquanto isso, no Cemitério Cruz das Almas, será realizada uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizará duas cadeiras de rodas para a locomoção das pessoas que necessitarem. Este auxílio se estenderá até o domingo. 

No cemitério Parque da Saudade, localizado às margens da BR-282, no Bairro São Paulo, também haverá atendimento com horários diferenciados e duas celebrações no Dia de Finados.

Horários de atendimento

Cemitérios municipais

  • Dias 1º, 2 e 3 de novembro: das 8h às 19h (sem fechar ao meio-dia).

Parque da saudade 

  • Dia de Finado: das 7h às 19h (sem fechar ao meio-dia).

Nos demais cemitérios: das 8h às 18h  (sem fechar ao meio-dia)

Programação

Cruz das Almas (Bairro Santa Rita)

  • 8h – Celebração da Missa da Católica Apostólica Brasileira (ICAB) de Lages, presidida pelo  padre Juliano Gell Pires
  • 9h – Celebração da Missa da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, presidida Bispo Dom Guilherme Werlang

Nossa Senhora da Penha (Bairro Penha)

  • 8h30 – Celebração da Missa da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, presidida pelo padre Radamés Centenaro. 

Cemitério Municipal da Paz ( Bairro Guarujá)

  • 9h – Celebração da Missa da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, presidida pelo padre Carlos Pamplona.  

Parque da Saudade (Bairro São Paulo)

  • 10h – Celebração da Missa da Paróquia Sagrada Família, presidida pelo padre  Roberto Moreira.
  • 16h – Celebração da Missa da Católica Apostólica Brasileira (ICAB) de Lages, presidida pelo  padre Juliano Gell Pires.
clique para comentar

Deixe uma resposta