Geral

Mês de novembro será chuvoso

Published

em

Foto: Bega Godóy

O clima ameno que permanece no decorrer desta semana, é propício para o recém chegado horário de verão, comece a ser aproveitado. Entretanto, é preciso aproveitar os dias de tempo bom, já que a previsão para novembro é de um acúmulo grande de chuvas, de acordo com o site Climaterra.

Para um período de 45 dias, haverá precipitação regular, podendo ter intervalos não muito acima de 7 dias com pouca ou nenhuma chuva, aumentando a chance de mais dias na segunda quinzena de novembro em diante.  

Possível El-Nino no começo do verão (fins de novembro/dezembro), primavera mais tempestuosa e ainda com risco de frio tardio em novembro (mais acentuado no topo da Serra, onde tem mais risco de geada em novembro e começo de dezembro, bem pouco nas outras áreas acima dos 900 m).

Neste período (45 dias) sol e nuvens predominam mais. Entre, 1º de novembro a 16 de dezembro, a previsão é de acumulados entre 230/280 mm no Estado como um todo (alguns pontos bem acima ou bem abaixo deste valor), em torno da média em SC.

A chuva virá de áreas de instabilidade, complexos convectivos e algumas frentes frias. Temporais isolados, alguns intensos/severos (tempestades), mais que a média no decorrer da primavera/começo do verão.  

O frio moderado a possível forte ainda pode aparecer em intervalos curtos de 1 a 2 dias seguidos (1 a 3 massa frias) até o começo do verão, atingindo com mais força a Serra.  Intervalos (1 a 3), de mais de 3/5 dias com calor moderado a forte (máximas acima dos 38/41°C nas áreas baixas e acima dos 32/35°C nas áreas altas e acima dos 26/29°C no topo da Serra) ao longo de novembro/dezembro. No geral haverá forte tendência a alternância de frio/calor mais acentuado que a média nesta primavera (durante a primavera a começo de verão, meados de novembro/dezembro).

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com